sábado, 19 abril 2025

E ECONOMIA

Alerta vermelho no norte de Itália devido ao mau tempo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
O mau tempo que afeta o norte de Itália colocou hoje a região de Piemonte sob alerta vermelho, com chuvas torrenciais, trovoadas e ventos fortes a causarem inundações e a condicionarem o tráfego rodoviário e serviços ferroviários.
 

Embora a região de Piemonte, cuja capital é Turim, seja a mais afetada pelas condições meteorológicas extremas que atingem Itália, outras regiões estão também sob alerta laranja, como as vizinhas Lombardia, cuja capital é Milão, e o Vale de Aosta, em plenos Alpes, onde há um risco elevado de avalanches, enquanto o centro e sul são atingidos sobretudo por fortes rajadas de vento. Até ao momento, não se registaram vítimas.

Em Piermonte, após uma noite de chuva intensa que levou à subida do nível de água dos rios e a um risco de transbordamento, os bombeiros foram chamados a intervir em numerosas situações, e o trânsito ferroviário foi suspenso em várias zonas, com destaque para o encerramento da linha ferroviária internacional e da autoestrada que liga a França e a Itália através do túnel de Fréjus, uma das principais vias de transporte transalpino entre os dois países.

O comboio de alta velocidade que liga a cidade italiana de Milão à capital francesa, Paris, também foi interrompido, e, devido a um deslizamento de terras, a aldeia de Macugnaga, na região montanhosa do Piemonte, ficou isolada, enquanto em Vogogna, na mesma região, os habitantes foram aconselhados a subir para os andares superiores das suas casas como medida de precaução face ao nível elevado do rio.

O Pó, o principal rio do Norte de Itália que atravessa Turim também subiu de nível, prevendo-se que suba ainda mais à medida que os afluentes da região aumentam de volume, tendo várias estradas provinciais sido encerradas. Por medida de precaução, as autoridades locais fecharam o acesso à zona ribeirinha, e a autoestrada que liga Turim a Aosta foi encerrada.

Em Milão, os parques da cidade foram igualmente encerrados devido à chuva e ventos fortes, enquanto mais a sul, na capital, Roma, os serviços de proteção civil foram chamados a intervir em mais de uma centena de situações, sobretudo devido à queda de árvores.

As autoridades esperam que a situação de emergência termine hoje à tarde, com a previsão de uma ligeira melhoria das condições meteorológicas na sexta-feira e sábado.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

luis abreu
9 days 1 hour

continue assim sr. ministro demorou sim demorou mas nunca é tarde para é nossa terra de esperança bem haja Jorge Figueired ...

Guineense
9 days 23 hours

Ah pois, claro... a Guiné-Bissau não tem patrulheiros com mais de 20 metros, não consegue controlar a pesca ilegal na sua ...

Cuxim
9 days 23 hours

Perante o que está a acontecer em São Vicente, é impossível manter-se calado. A população mindelense está literalmente ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos