domingo, 16 março 2025

Homenagem a Djedji: Um ano depois, a visão e o trabalho de José Lobo perdura e brilha.

Votos do utilizador: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

A comunidade de futebol e os amantes da bola redonda de Cabo Verde e da cidade da Praia em particular vão comemorar o primeiro aniversário do desaparecimento físico do Senhor José Maria Ramos Lobo, carinhosamente conhecido como Mister Djedji, figura emblemática do desporto cabo-verdiano e pioneiro da formação futebolística organizada de jovens em Cabo Verde.

Por Alexandre Vieira Fontes

 

Hoje, com um efetivo de mais de 200 alunos, a EPIF não é apenas um lugar onde os jovens podem aprender a driblar ou marcar golos, é também um espaço de formação humana e de integração social. Os resultados falam por si: vários ex-alunos da escola ingressaram as melhores equipas do campeonato local, enquanto outros brilham em clubes no exterior e ao nível da seleção nacional de futebol. Esses sucessos são uma prova da base sólida que Djedji estabeleceu, e sua visão continua a motivar as gerações mais jovens.

 

 

 

Na década de 1990, Djedji fundou uma escola de futebol com vocação social, transformando a vida de muitos jovens, alguns marginalizados, e distanciando-os da delinquência por meio da paixão pelo futebol.

Djedji soube combinar o seu amor pelo futebol com uma missão social, convencido de que o desporto poderia abrir portas e oferecer novos horizontes aos jovens e em particular os em dificuldade e marginalizados da sociedade.

Captura de ecrã 2025 02 27 às 15.54.05

Assim, em 1993 deu vida oficialmente ao seu projeto de coração, a Escola de Preparação Integral de Futebol (EPIF), primeira escola de football do país que comemora seu 32º aniversário este ano. 

Aos poucos, essa estrutura se tornou um verdadeiro trampolim para jovens talentos, mas também um refúgio para aqueles que buscavam escapar das armadilhas da rua.

Hoje, com um efetivo de mais de 200 alunos, a EPIF não é apenas um lugar onde os jovens podem aprender a driblar ou marcar golos, é também um espaço de formação humana e de integração social. Os resultados falam por si: vários ex-alunos da escola ingressaram as melhores equipas do campeonato local, enquanto outros brilham em clubes no exterior e ao nível da seleção nacional de futebol. Esses sucessos são uma prova da base sólida que Djedji estabeleceu, e sua visão continua a motivar as gerações mais jovens.

Este primeiro aniversário da perda física de Djedji é uma oportunidade não apenas para homenagear sua memória, mas também para celebrar a sua visão e os frutos de seu compromisso. Uma cerimônia está prevista para o dia 1º de março no Auditório Nacional, reunindo ex-alunos, pais e encaregados de educação, figuras do mundo do futebol, amigos de Mister Djedji e da EPIF. Nessa ocasião, serão partilhados testemunhos comoventes, destacando o extraordinário impacto que este homem teve na vida individual e na sociedade cabo-verdiana em geral.

Os novos dirigentes da Escola de Futebol EPIF, sob a liderança do Senhor Pedro Bettencourt, não têm intenção de deixar seu legado desaparecer. Estão empenhados e convidam a comunidade da Praia, Santiago, Cabo Verde e todos os amigos da EPIF do exterior a reiterarem o seu compromisso de dar continuidade à missão de Djedji, a melhor forma de homenagear a altura da sua obra. A equipa da EPIF recorda o que sempre foi a visão de Djedji ao combinar futebol e integração social: a importância da formação e da inclusão, ao mesmo tempo que destaca a necessidade de ferramentas sustentáveis, envolvimento dos pais e da comunidade e novas parcerias para apoiar hoje, os jovens.

A paixão e a determinação de Djedji devem continuar a inspirar o trabalho da EPIF todos os dias. "Temos a responsabilidade de continuar seu trabalho, para garantir que cada jovem que bate à nossa porta encontre a oportunidade de crescer e ter sucesso", considera o PCA da EPIF.  

 

Enquanto a comunidade se prepara para honrar a memória de José Maria Ramos Lobo, há um sopro de esperança: um futuro onde os jovens, alguns ainda marginalizados, possam não apenas sonhar, mas também alcançar suas aspirações por meio de uma estrutura que hoje carrega o legado do homem que muitos consideram um verdadeiro mentor.

Vamos celebrar Djedji, não apenas pelo que ele realizou, mas também pelo espírito que ele incutiu, um espírito que continua a impulsionar vidas a novos patamares, uma bola de cada vez.

O compromisso não é apenas continuar o seu trabalho, mas fazer crescer a EPIF e que saiba superar as fronteiras da cidade da Praia e de Cabo Verde e fazê-la brilhar como os alunos que dela saíram em todos os campos do mundo.

Observação: Por falta de autorização, não mencionamos os nomes dos (muitos) jogadores que saíram das fileiras EPIF e que estão a brilhar e fazer os belos dias das equipas locais, internacionais e da nossa seleção nacional.

Praia, 25/02/2025

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

JCF
1 day 19 hours

Mas que espetáculo de palhaçada legislativa! O Parlamento cabo-verdiano, essa autêntica cooperativa de imbecis de utilidad ...

Janira Caipira
1 day 19 hours

Ah, sim… O grande Jorge Carlos Fonseca, agora numa nova missão messiânica para salvar a democracia! Depois de nos deixar ...

Terra
2 days 10 hours

Povo cre sabe sobre morte fria do Amadeu? Brucracia dos politicos na Cabo Verde?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos