O coordenador do programa “Mexa-se pela Vida” mostrou-se hoje “satisfeito” com o sucesso registado nas cinco edições do passeio ciclístico, que visa incentivar a prática de exercício físico e promover um estilo de vida saudável.
Em declarações à Inforpress, Paulo Monteiro, coordenador do programa da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Cabo Verde, salientou que nos últimos anos, esta iniciativa tem ganhado destaque, e que tem contado também com o envolvimento da Federação Cabo-verdiana de Ciclismo, da Associação Regional do Ciclismo Santiago Sul e das escolas primárias e secundárias.
“Este ano, comemoramos cinco anos do ‘Mexa-se pela Vida’, que é um programa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, desenvolvido feito na América do Sul, que resolvemos também aplicar em Cabo Verde. Anteriormente, tínhamos um outro formato que é de pedaladas e com percursos mais longos, mas em 2018 criamos esse projecto que tem sido um sucesso”, declarou
Informou que o passeio ciclístico que abrange as principais artérias da cidade da Praia, enquadra-se nas comemorações do Dia Mundial da Actividade Física, que anualmente se assinala a 06 de Abril.
Este ano, adiantou, a semelhança dos anos anteriores, o evento conta com a participação de cerca de 100 ciclistas entre atletas profissionais e amadores desta modalidade de diferente faixa etária.
“Depois que implementamos este projecto, decidimos mudar o percurso que antes era feito pelos jovens adventistas, saindo fora do município”, continuou a mesma fonte, pois a iniciativa passou a contar com a presença de participantes de diferente faixa etárias, com destaque para crianças e adolescentes.
Daí, a trajectória ficou estabelecida para dentro do município da Praia para uma maior organização e segurança dos participantes, concretizou.
Segundo Paulo Monteiro, o programa “Mexa-se pela Vida” da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Cabo Verde visa dar seguimento ao calendário de actividades da igreja, com foco na promoção da saúde e bem-estar da população.
O programa, segundo a mesma fonte, está alinhado com os objectivos do Ministério da Saúde Adventista, que é promover um estilo de vida saudável através dos oito remédios naturais, com destaque para a prática de exercício físico, mas também está alinhado com aquilo que são os objectivos da federação de ciclismo.
No entanto, salientou que, apesar do sucesso do referido programa, a organização ainda tem enfrentado alguns desafios na realização do passeio ciclístico, que espera serem ultrapassadas nas próximas edições, tendo apontado a fraca adesão de pessoas no processo de inscrição e a mobilização de mais patrocínios como principais desafios.
Os desafios ainda se mantém, por exemplo, continuou, a questão da inscrição em que ainda há ciclistas que não se inscrevem, mas que participam e dessa forma as vezes “fica complicado” gerir e definir o orçamento e a logística.
Por isso, finalizou, este ano serão sorteados duas bicicletas para os participantes inscritos como forma de incentivar a inscrição.
O passeio ciclístico tem o seguinte percurso: Estádio da Várzea - Terra branca - Universidade Jean Piaget - Cidadela - Palmarejo - Quebra Canela - Chã d´Areia - Platô - Fazenda - Sucupira - Estádio da Várzea.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments