domingo, 20 abril 2025

PAICV pede ao Governo intervenção de emergência face à crise de água em Santiago Sul

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A deputada do PAICV Paula Moeda denunciou  esta quinta-feira a “situação crítica” de abastecimento de água na região de Santiago Sul e exigiu uma intervenção de emergência por parte do Governo face à situação.

 

“Todos temos direito à água, um bem essencial”, sublinhou, referindo que há zonas com “água imprópria para o consumo ou ausência total do líquido nas torneiras”.A deputada também criticou a ineficiência da gestão da AdS e questionou o destino dos financiamentos no valor total de 300 mil contos, atribuídos à empresa com aval do Governo, em 2021 e 2022.

 

A parlamentar eleita nas listas do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição) considerou que a falta de água em Santiago Sul constitui um “problema grave” que afecta a saúde pública e exigiu uma intervenção de emergência por parte do Governo.

Paula Moeda fez essas considerações numa conferência de imprensa, na cidade da Praia, afirmando que a empresa Águas de Santiago (AdS) “está à deriva” e que o serviço de fornecimento de água tem vindo a degradar-se, afectando fortemente a população da Praia, de São Domingos e Ribeira Grande de Santiago.

“Todos temos direito à água, um bem essencial”, sublinhou, referindo que há zonas com “água imprópria para o consumo ou ausência total do líquido nas torneiras”.

A deputada também criticou a ineficiência da gestão da AdS e questionou o destino dos financiamentos no valor total de 300 mil contos, atribuídos à empresa com aval do Governo, em 2021 e 2022.

Para aquela parlamentar, é “incompreensível” que, apesar desses recursos, a situação se mantenha tão grave.

Moeda denunciou ainda o impacto da crise da água na vida das famílias, sobretudo mulheres, crianças e idosos, bem como os criadores de animais tendo em conta que “os animais passam mal juntamente com os donos”, acrescentou.

Lamentou a renúncia recente do presidente do conselho de administração da AdS, em carta entregue às autoridades desde o passado dia 09 de Abril.

A Semana com Inforpress

Terra
Mesmo complicado
Mesmo abuso de poder a dois meses eles me cobrou 38 000$00 e aqua nao tinha por dois semana e ninguém estava na casa foi reclamar eles me disse que culpa e minha por ter dexado torneira aberto/ tb eles nao tem respeito para as pessoas ?
0

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
1 day 2 hours

Mesmo abuso de poder a dois meses eles me cobrou 38 000$00 e aqua nao tinha por dois semana e ninguém estava na casa foi rec ...

JCF
1 day 11 hours

Os aeroportos são, por definição, lugares de chegada e acolhimento. Em Cabo Verde, tornaram-se palcos de exclusão silenci ...

Terra
2 days 16 hours

So agora tem lei para coitados mais nao ha para os politicos onde esta decreto casa de banho publico e agua Nho meste bay jun ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos