sexta-feira, 22 novembro 2024

Ilha do Sal: Autarquia inaugura estátua “Ti Cars” símbolo da resistência à escassez de água

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A autarquia salense inaugurou na segunda-feira, na Praça d’Água, nos Espargos, a estátua de Carlos Joaquim Gomes, conhecido como “Ti Cars”, em homenagem à figura símbolo da resistência à escassez de água que outrora assolava a ilha do Sal.

O acto presidido pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, é, segundo o autarca, “a maior obra” que a autarquia fez para a ilha do Sal, pelo significado que a figura do homem, “Ti Cars”, representa para muitas gerações da ilha.

“Para mim, a maior obra que a câmara municipal já fez, é esta estátua de Ti Cars, que é uma homenagem à água, que é um elemento importante para a reconciliação de todos nós com a nossa ilha, com a nossa identidade e com a nossa cultura”, afirmou.

Para o autarca, Sal, agora, é uma ilha “bem falada”, mas no passado foi uma ilha com muitas dificuldades e com muita falta de água, porém com muita humildade.

“Esta estátua, representa uma homenagem à água, porque nós tínhamos muitas dificuldades de água, tínhamos de apanhar água nos poços de Poço Verde, Terra Boa, Palmeira e Santa Maria, para poder abastecer a população com água”, explicou.

Júlio Lopes concluiu dizendo que, se antigamente a ilha do Sal era mal falada e pouca gente queria habitar na ilha, e as que vinham teriam que ter um subsídio de isolamento, agora todos querem visitar o Sal e desfrutar dos seus atractivos.

Fazendo uma breve explicação de quem foi o homem protagonista “mais importante” no transporte da água em barris na ilha, o escritor Evel Rocha sublinhou que a estátua de Carlos Joaquim Gomes “não é apenas uma homenagem em si à pessoa de “Ti Cars”, mas a todos os salenses das décadas de seca que a Ilha do Sal viveu, partir de 1939, quando começou o povoamento da cidade de Espargos.

Para o escultor da estátua, Fabio Testi, esta é uma ideia que há anos vem sendo elaborada, mas com alguns imprevistos, como referências que lembravam a figura do homenageado, e só agora foi possível presentear os salenses com esta obra.

“Tivemos muitas pessoas que deram o seu contributo, sobre as particularidades de Ti Cars, como uma pessoa com muitos acessórios, e com as expressões característico dele, para podermos passar aquele aspecto de timidez como era conhecido”, indicou.

Para Fabio Testi, um outro elemento muito característico da figura de "Ti Cars”, era a sua sandália, um albergue, feito de pneus e corda, para além dos seus dois barris que carregava, um à frente e outro à trás.

Carlos Joaquim Gomes, era natural da ilha de São Nicolau, mas viveu a maior parte da sua vida na zona de Ribeira Funda, na ilha do Sal.

Conforme relato das pessoas que o conheceram, era um homem que falava apenas o suficiente, de pouca relação, a não ser para tratar dos negócios dos seus barris de água.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 19 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 17 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 16 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos