segunda-feira, 24 fevereiro 2025

P POLÍTICA

Cabo Verde vai reforçar presença diplomática em São Tomé e Príncipe

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cabo Verde vai reforçar a presença diplomática em São Tomé com um adido da cultura e das comunidades, e perspetiva uma seção consular na ilha do Príncipe, disse segunda-feira à Lusa o ministro das Comunidades, na capital são-tomense.

“É algo que estamos a estudar, a desenvolver e para breve reforçar essa nossa presença como forma de facilitar as excelentes relações que existem entre São Tomé e Príncipe e Cabo Verde e principalmente entre os dois governos das duas Repúblicas”, disse Jorge Santos.

O governante cabo-verdiano falava à margem de uma aula magna proferida pelo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, que terminou hoje uma visita oficial de uma semana ao arquipélago são-tomense.

Segundo Jorge Santos, o adido cultural e das comunidades será recrutado entre os descendentes cabo-verdianos em São Tomé e Príncipe e associa-se ao processo de “aquisição de nacionalidade de origem” lançado pelo Governo de Cabo Verde, bem como a facilidade no aceso à documentação aos descendentes cabo-verdianos espalhados pelo mundo.

Além de São Tomé e Príncipe Jorge Santos disse que também serão designados adidos cultural e das comunidades para as embaixadas em Portugal e nos Estados Unidos, perspetivando para o futuro reforçar esta presença em outros países da Europa, América do Sul e África.

Jorge Santos sublinhou que estão a ser desenvolvidos “um conjunto de programas e projetos com o Governo de São Tomé e Príncipe com o foco e a prioridade na área de educação e formação profissional, mas também nas relações económicas” ao nível de microcrédito.

Acrescentou que agora também se quer “promover o investimento”, seja em Cabo Verde como em São Tomé, bem como a “partilha de informações sobre setores como o turismo, a economia azul, o turismo e as indústrias criativas”.

Segundo a Presidência da República de Cabo Verde a comunidade cabo-verdiana em São Tomé e Príncipe se estima em mais de 70 mil pessoas.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Analista Cololo
6 days 16 hours

A grande questão aqui é a dualidade de critérios quando se trata da proteção de dados e segurança nacional. Se países ...

Analista Cololo
7 days 19 hours

Prezado Emerson, estás a confundir o povo brasileiro com o cabo-verdiano ou achas que esta farsa digital é uma epidemia uni ...

Analista Cololo
7 days 19 hours

O FMI a dar lições sobre transportes a Cabo Verde é como um pirómano a sugerir medidas de prevenção de incêndios. O me ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos