segunda-feira, 24 fevereiro 2025

P POLÍTICA

São Domingos: Autarquia investiu 481 mil contos em infraestruturas no ano de 2023 – presidente da câmara

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
 
 
 

O presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaias Varela, afirmou esta segunda-feira que foram investidos no concelho 481 mil contos em infraestruturas referentes ao ano económico de 2023.

 

No entanto, ainda neste mandato, assegurou, estão por concluir a estrada em Veneza, o abastecimento de água na Freguesia de Nossa Senhora da Luz, nomeadamente às localidades de Tinca, Dobe e Moia-Moia.E temos também as acções sociais, focadas essencialmente na questão da formação profissional, pretendemos colocar mais alunos a estudar nas escolas portuguesas, de referência no país, para que o município tenha quadros com capacidade”, disse.

 

 

O autarca deu esta informação durante a oitava sessão ordinária da Assembleia Municipal, que visou a análise e apreciação do relatório de actividades do município e da conta de gerência referentes ao ano económico de 2023.

Isaías Varela adiantou que a câmara municipal teve como áreas prioridades, a infraestrutura, a coesão social e o capital humano, áreas, segundo disse, destinadas a apoiar as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade.

No caso da infraestrutura, o edil sandominguense referiu que é uma área que visa criar as condições para atrair investimentos e investidores, sobretudo na qualificação do território.

No entanto, ainda neste mandato, assegurou, estão por concluir a estrada em Veneza, o abastecimento de água na Freguesia de Nossa Senhora da Luz, nomeadamente às localidades de Tinca, Dobe e Moia-Moia.

E temos também as acções sociais, focadas essencialmente na questão da formação profissional, pretendemos colocar mais alunos a estudar nas escolas portuguesas, de referência no país, para que o município tenha quadros com capacidade”, disse.

Por outro lado, o líder da bancada municipal do Movimento para a Democracia (MpD, oposição camarária), Admilson Moniz, criticou a gestão da autarquia, afirmando que o relatório analisado é o mesmo dos anos anteriores e com uma taxa de execução “bastante ilusória”.

“Por exemplo, no plano de actividades tem digitalização de processo, continuação de processo de informatização, início de trabalho de extensão da rede de água, mas não há nada palpável, isto é, são exemplos de actividade que dão uma ideia ilusória taxa de execução”, pontuou.

Já o líder substituto da bancada municipal do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, partido que gere a câmara), Fernando Jorge Né, congratulou a câmara municipal pelo relatório de actividade do ano 2023, considerando “positivo” o resultado das acções implementadas.

A Câmara Municipal teve a capacidade de atingir 75 por cento (%) da sua execução, para dizer que isso é bom, e é claro que o MpD não enxerga isso, porque não são coisas inventadas, mas sim práticas”, sublinhou o eleito municipal.

Fernando Jorge Né concluiu dizendo que a maior aposta da câmara municipal tem sido nas pessoas, mas que há também várias infraestruturas que foram executadas em diferentes comunidades.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Analista Cololo
6 days 11 hours

A grande questão aqui é a dualidade de critérios quando se trata da proteção de dados e segurança nacional. Se países ...

Analista Cololo
7 days 14 hours

Prezado Emerson, estás a confundir o povo brasileiro com o cabo-verdiano ou achas que esta farsa digital é uma epidemia uni ...

Analista Cololo
7 days 14 hours

O FMI a dar lições sobre transportes a Cabo Verde é como um pirómano a sugerir medidas de prevenção de incêndios. O me ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos