O Presidente da República de Cabo Verde desloca-se esta quinta-feira (13) à Itália para uma missão oficial de três dias, onde encontrará o Papa Francisco, com quem vai abordar questões do atual contexto internacional, e preocupações comuns como a emergência climática, as migrações e as guerras e conflitos armados nas diversas partes do globo. Para além do encontro com o Papa Francisco, José´Maria Neves encontrará também com a comunidade cabo-verdiana radicada naquele país europeu.
Na sua deslocação à Itália, o Chefe de Estado encontrá com a diáspora cabo-verdiana radicada naquele país, com a realização de visitas e encontros nas comunidades de Nápoles, no sábado (15) pelas 16:30H, e na cidade de Roma, no domingo (16), pelas 16:00H.
Segundo o comunicado da Presidência da República, esta missão do Chefe de Estado, que inclui também um encontro com o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Papa, significará um claro reforço da cooperação bilateral com a Santa Sé, a mais alta representação da Igreja Católica, com a qual o Estado de Cabo Verde mantém, desde 10 de junho de 2013, um Acordo jurídico, comumente conhecido por Concordata, sobre o Estatuto da Igreja Católica em Cabo Verde.
“Recorde-se que o Papa Francisco, na sua Encíclica Laudato si' "Sobre o Cuidado da Casa Comum", “faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas”, um compromisso que o Chefe de Estado tem assumido, e de forma, agora, alargada, com uma agenda enquanto Patrono da Aliança da Década do Oceano e Champion da União Africana para a Preservação do Património Natural e Cultural de África”, relembra a mesma fonte.
José Maria Neves quer também contribuir para a projeção dos 500 anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde, que estão a ser assinalados com uma Década de Celebrações, até 2033.
Nesta missão à Itália, conforme explica a fonte deste jornal, o Presidente da República visita, em Roma, a sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, FAO, seguida de um encontro com o Diretor Geral do organismo que tem sido um grande impulsionador de políticas públicas voltadas para a Economia Azul.
José Maria Neves tem ainda na agenda uma visita à Fundação Basso e a Comunidade Santo Egídio, que tem desempenhado um papel importante nas negociações para a paz e para a resolução dos conflitos no nosso continente, particularmente na região oeste africana.
Na sua deslocação à Itália, o Chefe de Estado encontrá com a diáspora cabo-verdiana radicada naquele país, com a realização de visitas e encontros nas comunidades de Nápoles, no sábado (15) pelas 16:30H, e na cidade de Roma, no domingo (16)´, pelas 16:00H.
“Originalmente impulsionada, sobretudo por grupos de mulheres das ilhas do Barlavento, nos anos 50/60 do século passado, a nossa diáspora em Itália vem ganhando expressão, havendo pelo menos cerca de 10 mil inscritos”, destaca.
O comunicado enviado a este jornal refere que José Maria Neves tem mobilizado toda diáspora cabo-verdiana, pelos diferentes países, no sentido de disponibilizarem as suas capacidades e competências e a participarem, de forma ativa, no processo de desenvolvimento do país, “que precisa de todos os seus filhos para vencer os desafios que tem pela frente e dar o almejado salto” rumo ao seu futuro melhor.
Terms & Conditions
Report
My comments