domingo, 23 fevereiro 2025

P POLÍTICA

Cabo Verde quer aprofundar o pilar defesa e segurança junto da UE e explorar novas oportunidades de cooperação no quadro de segurança marítima

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Esta posição foi defendida pela Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, durante a sua intervenção no Fórum Schuman, na Mesa Redonda sobre “Segurança Marítima – Tornar o mar um domínio estratégico mais seguro”, que aconteceu no início da tarde desta quarta-feira, 29, na capital da Bélgica.

 

Conforme se pode ler no site oficial do Governo, na sua intervenção destacou o “empenho e o comprometimento do Executivo Nacional para com a luta contra o Crime Organizado Transnacional, relacionado com o tráfico internacional de droga e de seres humanos, a emigração ilegal, a pesca ilegal e a pirataria marítima”.

A ministra reiterou que Cabo Verde quer desempenhar um papel mais relevante na segurança regional e ressaltou os esforços que têm sido feitos no sentido de se ter “uma cooperação cada vez mais estreita, nomeadamente através de intercâmbio de informações que permitam uma ação mais rápida e atempada”.

Manifestou a intenção do país em reforçar a sua «cooperação com os principais parceiros, nomeadamente com os países da nossa sub-região, com a União Europeia e os seus Estados-Membros».

Saudou a decisão do Conselho da União Europeia para a assistência concedida à Arquitetura de Yaoundé, Camarões e Gana e manifestou a intensão de Cabo Verde em explorar as oportunidades de cooperação com a União Europeia, nomeadamente através do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz.

Ainda de acordo com a mesma fonte, fez ainda referência à importância da iniciativa “Presenças Marítimas Coordenadas” e uma série de programas regionais e globais financiados pela UE, que são “de grande relevância e importância para nós todos”.

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Analista Cololo
6 days 7 hours

A grande questão aqui é a dualidade de critérios quando se trata da proteção de dados e segurança nacional. Se países ...

Analista Cololo
7 days 10 hours

Prezado Emerson, estás a confundir o povo brasileiro com o cabo-verdiano ou achas que esta farsa digital é uma epidemia uni ...

Analista Cololo
7 days 10 hours

O FMI a dar lições sobre transportes a Cabo Verde é como um pirómano a sugerir medidas de prevenção de incêndios. O me ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos