Esta posição foi defendida pela Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, durante a sua intervenção no Fórum Schuman, na Mesa Redonda sobre “Segurança Marítima – Tornar o mar um domínio estratégico mais seguro”, que aconteceu no início da tarde desta quarta-feira, 29, na capital da Bélgica.
Conforme se pode ler no site oficial do Governo, na sua intervenção destacou o “empenho e o comprometimento do Executivo Nacional para com a luta contra o Crime Organizado Transnacional, relacionado com o tráfico internacional de droga e de seres humanos, a emigração ilegal, a pesca ilegal e a pirataria marítima”.
A ministra reiterou que Cabo Verde quer desempenhar um papel mais relevante na segurança regional e ressaltou os esforços que têm sido feitos no sentido de se ter “uma cooperação cada vez mais estreita, nomeadamente através de intercâmbio de informações que permitam uma ação mais rápida e atempada”.
Manifestou a intenção do país em reforçar a sua «cooperação com os principais parceiros, nomeadamente com os países da nossa sub-região, com a União Europeia e os seus Estados-Membros».
Saudou a decisão do Conselho da União Europeia para a assistência concedida à Arquitetura de Yaoundé, Camarões e Gana e manifestou a intensão de Cabo Verde em explorar as oportunidades de cooperação com a União Europeia, nomeadamente através do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz.
Ainda de acordo com a mesma fonte, fez ainda referência à importância da iniciativa “Presenças Marítimas Coordenadas” e uma série de programas regionais e globais financiados pela UE, que são “de grande relevância e importância para nós todos”.
Terms & Conditions
Report
My comments