terça-feira, 01 julho 2025

I INTERNACIONAL

De utente abusivo a ’mártir do bilhete’ — ’Expulso’ do comboio em movimento, Mohamed morreu

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Apanhado sem bilhete, Mohamed Eid morreu da queda ao saltar do comboio em movimento, nas proximidades da cidade de Tanta, no Delta do Nilo, na segunda-feira, 28. Saltou porque quis, diz o revisor. Foi forçado, segundo outros passageiros.

No Egipto, as imagens do falecido, Mohamed Eid, viralizaram nas redes sociais. Entretanto, em ligação com essa morte e lesões graves a Ahmed Mohamed, também sem bilhete, a polícia tinha detido dois funcionários da rede ferroviária. Um, o revisor, que alegadamente os forçou a saltar. Outro, o maquinista principal, que abrandou a marcha mas não parou o comboio.

Mohamed Eid e Ahmed Mohamed tinham alegadamente sido expulsos do comboio em movimento, porque não tinham dinheiro para pagar a multa de £70 ( setenta libras egípcias, equivalente a 450$).

"Não os forcei a sair, foram eles que saltaram", disse na sexta-feira , 1, o revisor, que em entrevista ao website de notícias Masrawy nega a versão dada pelos passageiros. "Os dois abriram a porta do comboio, porque não tinham dinheiro para o bilhete."

’Demissão do ministro’ dos transportes

O acidente repercutiu na imprensa egípicia e fez surgir uma onda de contestação que pede a cabeça do ministro dos transportes, Kamel al-Wazi. O seu antecessor, Hashim Arafat, foi obrigado a demitir-se no início deste ano: em fevereiro, dezenas de pessoas morreram e muitas mais ficaram feridas na estação central do Cairo na sequência do descarrilamento e incêndio dum comboio (foto).

O ministro Kamel al-Wazir, ex-oficial do exército, reagiu: "O homem que morreu não era nenhuma criança. Quem é que entrou na primeira-classe em vez de entrar na classe económica, se não tinha dinheiro para pagar o bilhete?"

Al-Wazir acrescentou que iria pessoalmente visitar a família do falecido e apresentar-lhe condolências. Segundo o website noticioso Youm7, o ministro dos transportes prometeu uma compensação monetária quer à família do falecido quer à família do homem ferido. 


— -
Fontes: Referidas/BBC. Foto: Ministro dos transportes volta a ser contestado como em fevereiro quando dezenas de pessoas morreram no acidente da estação central do Cairo.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
4 days 8 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
4 days 14 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
4 days 14 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos