terça-feira, 01 julho 2025

I INTERNACIONAL

“Tragédia evitável” no Paquistão: Morte de 74 passageiros, a maioria por saltar de comboio em chamas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O incêndio na linha Karachi-Rawalpindi, na quinta-feira, 31, causado por duas botijas de gás, cujo transporte na rede ferroviária é proibido, era "evitável" como destacou o ministro paquistanês dos Direitos Humanos. Mais uma tragédia causada por falhas em fiscalizar se leis existentes são aplicadas.

O maior número de mortos, quase meia centena, encontra-se entre os passageiros que saltaram do comboio em alta velocidade, informou o ministro dos Transportes, o xeque Rashid Ahmed à televisão local Geo.

O primeiro-ministro, Imran Khan, falou no mesmo dia para pedir uma investigação célere ao acidente ferroviário que se deu a meio do percurso de 1 426 km entre as duas cidades, Karachi a sudoeste e Rawalpindi a nordeste do Paquistão.

Informações disponíveis online indicam que o fogão – em que passageiros preparavam a 1ª refeição do dia — explodiu ateando o incêndio que de imediato se propagou a duas carruagens vizinhas.

Entre a meia centena de pessoas atingidas pelo fogo trinta foram hospitalizadas, doze delas com graves queimaduras, segundo informou o emir Taimur Khan, chefe da polícia de Rahim Yar Khan, a cidade mais próxima do local do acidente.

Fontes: Geo News/ BBC/Times of India. Fotos: Passageiros sobreviventes fotografaram o pico do incêndio e o rescaldo após intervenção de bombeiros.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
4 days 9 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
4 days 14 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
4 days 14 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos