Um tribunal de Barcelona decidiu que cinco homens acusados de violar em grupo uma adolescente alcoolizada, de 14 anos, deviam ser apenas acusados do crime mais leniente de abuso sexual. Vão cumprir entre 10 e 12 anos de prisão em vez da mais gravosa condenação por violação que é de 15 a 25 anos de pena.
O tribunal invocou a lei de Espanha, segundo a qual só há violação ou agressão sexual no caso de ter sido utilizada força física ou intimidação, para sentenciar que os cinco homens não cometeram o crime de violação porque a vítima encontrando-se em "estado inconsciente" — por ter consumido álcool — os “abusadores” não “precisaram” de usar de violência.
A decisão do tribunal de primeira instância acontece menos de cinco meses após o Supremo Tribunal de Espanha ter em junho revertido uma sentença semelhante: a sentença do tribnal de Navarra que aligeirou o crime de violação em grupo de uma mulher de 18 anos.
Mudança na lei está a ser trabalhada
A vice-presidente do governo socialista, Carmen Calvo, após o conhecimento da sentença na sexta-feira, 31, afirmou que a posição do Executivo presidido por Pedro Sánchez é "clara" sobre a necessidade da reforma do Código Penal no concernente aos delitos sexuais.
O governo desde a entrada em funções tem defendido a necessidade de incluir o "consentimento expresso", ou seja, se uma mulher não diz "sim expressamente", tudo o resto é "não".
Carmen Calvo, em conferência de imprensa à saída do conselho de ministros, disse que essa modificação irá ser feita "logo que possível" ainda no atual mandato.
Fontes: BBC/El País/Europe Press. Relacionado: Espanha: Supremo agrava para 15 anos pena dos 5 violadores ’La Manada’, 23.jun.019; Espanha: Acusados de ’gang rape’ contra estrangeira, os ’La Manada’ murcianos brutalmente agredidos na prisão, 22.ago.019. Fotos: Indignação levou espanhóis de novo às ruas contra a decisão de um tribunal: os 5 da ’Manada de Manresa’ viram atenuada a condenação por violação para abuso sexual. (Ao alto): Polícia segura o tio da vítima, menor, que tentou agredir um dos 5 da ‘Manada de Manresa’, de que se veem três na foto à esqª.
Terms & Conditions
Report
My comments