sexta-feira, 22 novembro 2024

E ECONOMIA

Governo engajado em fazer de Cabo Verde uma economia de circulação no Atlântico Médio

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

o Governo pretende transformar Cabo Verde numa plataforma internacional de prestação de serviços. Tudo assente na valorização do capital humano, na localização para conetividades entre África, a Europa e as Américas, na valorização da estabilidade politica, institucional, social e económica, assim como na confiança nas relações com os investidores e os parceiros de desenvolvimento.

De acordo com o Primeiro-ministro, são com esses alicerces que se pretende fazer do país uma plataforma no turismo, nos transportes aéreos, nas operações portuárias, de comércio e investimentos, na economia digital e em serviços financeiros. Mais: Ulisses Correia e Silva quer a integração de Cabo Verde na CEDEAO em oportunidades para os investidores e em vantagens económicas para o país.

“Partilhar estas perspetivas é fundamental para a compreensão dos caminhos que estão a ser construídos, para além da gestão das conjunturas a curto e médio prazo”, indicou Ulisses Correia e Silva que presidiu a abertura oficial da FIC 2018, esta quarta-feira, 14, na cidade da Praia.

Em relação às conjunturas, o Chefe do Governo considerou, no quadro da conjuntura económica, que Cabo Verde está com uma boa dinâmica de crescimento, tende o país a crescer em 2019 entre 4,5 e 5,5, num contexto de baixa inflação e de consolidação orçamental. O aumento do potencial do crescimento é um objetivo em construção, segundo o Primeiro-ministro, que reafirmou que o OE2019 estipula a redução dos impostos sobre os lucros de 25% para 22%, em linha com o objetivo de atingir os 22% em 2021, assim como estarão contempladas as linhas de crédito de apoio ao investimento, à tesouraria e à inovação no valor de 2, 7 milhões de contos.

Bonificação de juros e emprego jovem

“Este pacote integra as garantias parciais e bonificação de juros para micros, pequenas e médias empresas, participações de capital de risco, programa de capacitação institucional de PME´s com 300 mil contos, entre outros”, especificou Ulisses Correia e Silva, reiterando o comprometimento do governo em fixar na lei, num prazo máximo de 45 dias, para o pagamento do Estado às empresas, medida importante para a previsibilidade e confiança nas relações e para a tesouraria das empresas.

Ainda para melhorar a conjuntura económica, estão previstos para 2019, um forte pacote para beneficiar cerca de 5 mil jovens em formações e empregabilidade. As reformas económicas em curso também mereceram atenção do Chefe do Executivo, que apontou um conjunto de medidas em curso para a melhoria do ambiente de negócios, assim como lembrou no quadro da fiscalidade, do Centro de Arbitragem Tributaria que entra em funcionamento no próximo ano, e do alargamento da rede de convecção de dupla tributação à Espanha, Senegal, Luxemburgo, Singapura, Marrocos entre outros países como França, Reino Unido, EUA, Alemanha, Itália, Angola, Brasil e Nigéria.

A fechar o seu discurso de abertura da FIC 2018, Ulisses Correia e Silva falou das várias medidas para unificar e reforçar a conectividade do mercado nacional e com o exterior, através dos transportes aéreos e marítimos, como são a privatização da TACV que será concluída brevemente, a concessão da gestão dos Portos, a privatização da Cabo Verde Handling, assim como a concessão de linhas inter-ilhas em processo de conclusão. Na energia, disse que o Governo está a executar um plano de transição energética com segurança, eficiência e sustentabilidade, reduzindo a dependência do país aos combustíveis fósseis. A aposta é nas energias renováveis.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 15 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 13 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 12 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos