sexta-feira, 22 novembro 2024

E ECONOMIA

São Vicente: “Nova visão estratégica” do sector da Economia Marítima leva a mexidas no Ministério

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O ministro José Gonçalves conferiu, hoje,13, posse, no Mindelo, à nova directora-geral dos Recursos Marinhos e à coordenadora da Unidade de Inspecção e Garantia de Qualidade, nomeações que se enquadram na “nova visão estratégica” do sector.

Segundo a Inforpress, com a extinção da Direcção Nacional da Economia Marítima, Vera Gominho passa a dirigir o sector dos Recursos Marinhos, ao passo que Maísa Rocheteau é a nova coordenadora da Unidade de Inspecção e Garantia de Qualidade, tudo inserido numa estratégica “mais eficaz e eficiente” que se quer conferir do sector da Economia Marítima, enquanto “pilar fundamental” para o desenvolvimento do país.

Na ocasião, o ministro da Economia Marítima sustentou que essa “nova visão estratégica” não teria sentido se não se adaptasse um “novo figurino institucional sectorial”, onde o Estado tem papel a desempenhar nas políticas e sua efectivação prática.

José Gonçalves lembrou que compete às duas áreas de “grande importância” para o sector, cujos responsáveis foram hoje empossados, apoiar o ministério, em coordenação com outras instituições, na elaboração de políticas e programas no domínio dos recursos marinhos e nos seus diversos aspectos, como em matéria de gestão, aproveitamento dos recursos marinhos vivos e garantia de qualidade e adopção de medidas que permitam a sua exploração sustentável.

“Neste processo de transição do país para a Economia Azul, contamos com todos para contribuirmos com uma nova abordagem”, lançou o governante, para quem Cabo Verde “nunca esteve tão voltado para o mar como agora” e que é preciso “olhar mais para esse mar que nos rodeia”, mais não seja, sustentou, quando “mais de 99 por cento (%) do território cabo-verdiano é mar, em termos económicos”, acrescenta a mesma fonte.

Por fim, José Gonçalves deixou palavras de “apreço e agradecimento” ao anterior director Nacional de Economia Marítima, Carlos Évora Rocha, pela “grande contribuição e desempenho abnegado” que deu ao sector e que, anunciou, passará a desempenhar funções de assessor especial para o gabinete do ministro da Economia Marítima.

Tanto Vera Gominho como Maísa Rocheteau agradeceram a confiança nelas depositada e prometeram, “com empenho”, levar “a bom porto”, a novas funções, conclui a Inforpress.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 14 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 13 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 12 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos