sexta-feira, 22 novembro 2024

E ECONOMIA

Governo pretende investir 127 milhões de euros no sector energético nos próximos três anos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Governo pretende investir, no horizonte temporal de 2021, 127 milhões de euros para responder às exigências do Plano Director do Sector Eléctrico, que alerta para a necessidade de se fazer o investimento estratégico a nível da rede.

O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, revelou este número na manhã de hoje durante a apresentação pública dos resultados do Plano Director do Sector Eléctrico, sublinhando que para um horizonte mais alargado, 2030, vão ser investido mais de 400 milhões de euros.

Para o efeito, o governante avançou que Cabo Verde vai apresentar, em Dezembro, em Paris (França), este “projecto concreto” aos parceiros internacionais, no sentido de submeter a engajamento que vão desde a área de energias renováveis, promoção de eficiência energética e fomento de micro produção.

Alegou que algumas acções já estão em curso para promover a redução do auto consumo, na perspectiva da factura energética para as empresas e famílias, assim como na promoção de eficiência energética em equipamentos, edifícios e da própria iluminação pública.

Neste âmbito realçou que todo o sistema actual da iluminação pública já começou a ser substituído pelo sistema led, de forma a não só proporcionar “melhor qualidade” da iluminação pública, como também a diminuição considerável do consumo de energia.

Considerado “instrumento importante” para a implementação do programa nacional para a sustentabilidade energética, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável é apontado como um instrumento de orientação para às decisões a serem tomadas, quer em termos de produção de novas capacidades na área de energias renováveis, quer a nível de penetração em termos técnicos e economicamente viável por ilha.

O plano, segundo o ministro, estende-se ainda aos investimentos estratégicos necessários para atingir os objectivos que constam no programa do Governo.

Contempla para o sector da energia o Programa Nacional para a Sustentabilidade Energética (PNSE) 2017-2011, com o propósito de promover, a longo prazo, “a transição para um sector energético seguro, eficiente e sustentável, com o intuito de reduzir a dependência de combustíveis fósseis, ao mesmo tempo que garanta o acesso universal e a segurança energética.

É neste quadro que a Direcção Nacional da Indústria, Comércio e Energia tem vindo a elaborar, com o apoio do Programa “Tecnical Assistance Facility for the Sustainable Energy for ALL”, da União Europeia, um novo plano director para o sector eléctrico (Horizonte 2018-2040), de modo a permitir um planeamento das infra-estruturas necessárias e os investimentos relacionados. A Semana/Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 13 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 12 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 10 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos