sexta-feira, 14 junho 2024

C CULTURA

’Diva’ Gina Lollobrigida de 95 anos concorre ao Senado de Itália

Votos do utilizador: 2 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A última das grandes estrelas da idade áurea do cinema mundial, Gina Lollabrigida, está a concorrer para senadora nas legislativas do próximo mês. Celebridade de Hollywood em co-produções com a Itália e França, Gina já tem calo na política, pois em 1999 candidatou-se ao Parlamento Europeu.

 

A longa vida da Lollo "sereia" italiana — "a mulher mais bela do mundo no seu auge", segundo a imprensa britânica, e que é a última das grandes estrelas da idade áurea de Hollywood — pode fechar com chave de ouro como a mais idosa senadora.

Candidata pelo partido centrista de Romano Prodi faz par com Antonio Ingroia. O jurista e político, juiz anti-máfia criou o partido da extrema-esquerda Rivoluzione Civile/Revolução Civil que foi sol de pouca dura (2012-13).

Aos 95 anos, La Lollo tem um currículo extenso: operária aos 14 anos, modelo e vencedora de concursos de misses até aos 16, brilhou desde os 20 anos no grande ecrã como superestrela nos decénios de 1950 até à decada de 1970. Passada a juventude, o estatuto de bombshell/símbolo sexual começou a tremer, segundo a lei da natureza.

Mas ágil a atriz — que, dizem as biografias, "nasceu na pobreza e a beleza salvou" — renasce na década de 1970 como fotojornalista. Histórica é a sua entrevista de 1971 com Fidel de Castro (1ª foto à esquerda).

O seu par na lista das legislativas é o ex-procurador-geral de Palermo Antonio Ingroia, de 63 anos (foto a cores em 1º plano, à d.ta). O mesmo que em 2019 a defendeu como advogado num processo que a opôs ao filho Miko Skofic, de 69 anos (foto ao centro), por causa da fortuna que ela tinha deixado nas mãos do seu secretário Andrea Piazzolla,... de 34 anos.

Fontes: Sky.it/Corriere.it/Stampa. Fotos: Vários episódios da vida movimentada da Gina nascida Luigia, em setembro se saberá se cumpre mais uma etapa: a de longevíssima senadora na história do mundo.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
17 days 10 hours

Que grande reflexão do Água Lusa!!! Bem enquadrado. Até os nascidos na era portuguesa não são valorizados.

Daniel Dias
21 days 15 hours

Coitado do Leão Vulcão. Perdeu o emprego.

liketerra
23 days 7 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências