A última das grandes estrelas da idade áurea do cinema mundial, Gina Lollabrigida, está a concorrer para senadora nas legislativas do próximo mês. Celebridade de Hollywood em co-produções com a Itália e França, Gina já tem calo na política, pois em 1999 candidatou-se ao Parlamento Europeu.
A longa vida da Lollo "sereia" italiana — "a mulher mais bela do mundo no seu auge", segundo a imprensa britânica, e que é a última das grandes estrelas da idade áurea de Hollywood — pode fechar com chave de ouro como a mais idosa senadora.
Candidata pelo partido centrista de Romano Prodi faz par com Antonio Ingroia. O jurista e político, juiz anti-máfia criou o partido da extrema-esquerda Rivoluzione Civile/Revolução Civil que foi sol de pouca dura (2012-13).
Aos 95 anos, La Lollo tem um currículo extenso: operária aos 14 anos, modelo e vencedora de concursos de misses até aos 16, brilhou desde os 20 anos no grande ecrã como superestrela nos decénios de 1950 até à decada de 1970. Passada a juventude, o estatuto de bombshell/símbolo sexual começou a tremer, segundo a lei da natureza.
Mas ágil a atriz — que, dizem as biografias, "nasceu na pobreza e a beleza salvou" — renasce na década de 1970 como fotojornalista. Histórica é a sua entrevista de 1971 com Fidel de Castro (1ª foto à esquerda).
O seu par na lista das legislativas é o ex-procurador-geral de Palermo Antonio Ingroia, de 63 anos (foto a cores em 1º plano, à d.ta). O mesmo que em 2019 a defendeu como advogado num processo que a opôs ao filho Miko Skofic, de 69 anos (foto ao centro), por causa da fortuna que ela tinha deixado nas mãos do seu secretário Andrea Piazzolla,... de 34 anos.
Fontes: Sky.it/Corriere.it/Stampa. Fotos: Vários episódios da vida movimentada da Gina nascida Luigia, em setembro se saberá se cumpre mais uma etapa: a de longevíssima senadora na história do mundo.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments