sábado, 20 abril 2024

C CULTURA

’Diva’ Gina Lollobrigida de 95 anos concorre ao Senado de Itália

Votos do utilizador: 2 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A última das grandes estrelas da idade áurea do cinema mundial, Gina Lollabrigida, está a concorrer para senadora nas legislativas do próximo mês. Celebridade de Hollywood em co-produções com a Itália e França, Gina já tem calo na política, pois em 1999 candidatou-se ao Parlamento Europeu.

 

A longa vida da Lollo "sereia" italiana — "a mulher mais bela do mundo no seu auge", segundo a imprensa britânica, e que é a última das grandes estrelas da idade áurea de Hollywood — pode fechar com chave de ouro como a mais idosa senadora.

Candidata pelo partido centrista de Romano Prodi faz par com Antonio Ingroia. O jurista e político, juiz anti-máfia criou o partido da extrema-esquerda Rivoluzione Civile/Revolução Civil que foi sol de pouca dura (2012-13).

Aos 95 anos, La Lollo tem um currículo extenso: operária aos 14 anos, modelo e vencedora de concursos de misses até aos 16, brilhou desde os 20 anos no grande ecrã como superestrela nos decénios de 1950 até à decada de 1970. Passada a juventude, o estatuto de bombshell/símbolo sexual começou a tremer, segundo a lei da natureza.

Mas ágil a atriz — que, dizem as biografias, "nasceu na pobreza e a beleza salvou" — renasce na década de 1970 como fotojornalista. Histórica é a sua entrevista de 1971 com Fidel de Castro (1ª foto à esquerda).

O seu par na lista das legislativas é o ex-procurador-geral de Palermo Antonio Ingroia, de 63 anos (foto a cores em 1º plano, à d.ta). O mesmo que em 2019 a defendeu como advogado num processo que a opôs ao filho Miko Skofic, de 69 anos (foto ao centro), por causa da fortuna que ela tinha deixado nas mãos do seu secretário Andrea Piazzolla,... de 34 anos.

Fontes: Sky.it/Corriere.it/Stampa. Fotos: Vários episódios da vida movimentada da Gina nascida Luigia, em setembro se saberá se cumpre mais uma etapa: a de longevíssima senadora na história do mundo.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Annyka Mendes
12 hours 40 minutes

Fogo! Quem é essa macaquinha ???

Amorim
3 days 17 hours

Oceanos versos Ambiente. Espera-se atuação eficaz da policia municipal , controlando barulho nos bares , botequins etc.

Amorim
8 days 11 hours

Que se diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências