sexta-feira, 14 junho 2024

C CULTURA

Hospital homenageia atriz Anne Heche doadora de órgãos: "O seu dom da vida beneficia 8 pessoas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O hospital onde a atriz Anne Heche faleceu na sexta-feira passada — e onde terminou na quinta-feira o processo de colheita de órgãos, identificados que foram oito beneficiários compatíveis — prestou-lhe uma homenagem através do designado "Passeio-Homenagem". Este ato simbólico que reúne pessoal hospitalar e familiares em presença do corpo mantido em suporte de vida é uma forma de prestar homenagem à generosidade dos doadores de órgãos.

 

A colheita de órgãos é uma prática que tem salvado vidas, mas que suscita sentimentos e atitudes diversos e extremos. Há quem se oponha alegando diversas razões, incluindo as crenças — religiosa ou filosófica — ou o ceticismo mais ou menos fundamentado quer em casos constatados de fracasso quer devido ao ignóbil tráfico associado à comercialização de órgãos.

Sobre esse fenómeno hediondo de tráfico de pessoas-tráfico de órgãos, destacou-se por ocasião da celebração do Dia Mundial da Luta Contra o Tráfico de Pessoas, a 30 de julho, que "segundo o relatório anual 2020-2021 do Ministério Público, Cabo Verde registou nos últimos anos 13 casos de tráficos de pessoas (um na ilha da Boa Vista, um em São Vicente, quatro na ilha do Sal e sete na Praia, todos eles ainda pendentes e sob investigação".

Perante uma matéria tão sensível, os profissionais têm procurado meios para incentivar a doação. O Passeio da Honra, Passeio-Homenagem /Honor Walk instituído pelos hospitais da América pioneira é um desses meios apelativos.

Violento acidente ainda por explicar

A atriz americana de 53 anos não recuperou a consciência após um violento acidente de carro em Los Angeles na sexta-feira 5. O carro conduzido por Anne Heche bateu inicialmente na garagem de um complexo de apartamentos, de acordo com imagens recolhidas pela TMZ. Voltou a bater numa casa em Mar Vista ​​​​​​​e "ficou bastante danificado". O incêndio que se seguiu fez deslocar um total de 59 bombeiros ao local. Só ao fim de 65 minutos o fogo foi dado por extinto.

Uma semana depois, o hospital informou que a atriz "perdeu de forma irreversível todas as funções cerebrais" e que o suporte de vida ia continuar ligado para doação de órgãos.

"Há muito tempo que ela decidiu doar os seus órgãos e agora está a ser mantida em suporte de vida para determinar se algum é viável", informou a família enlutada.

"O meu irmão Atlas e eu perdemos a nossa mãe", disse o filho de Heche, Homer Laffoon, em comunicado divulgado por vários meios de comunicação social norte-americanos na sexta-feira 12.

"Espero que a minha mãe esteja livre da dor e a começar a explorar o que eu gosto de imaginar como sendo a sua liberdade eterna", escreveu Homer, de 20 anos.

Vida e filmes"A Anne tinha um coração enorme e tocou a todos que conheceu com o seu espírito generoso", acrescentou o comunicado. "Mais do que o seu talento extraordinário, ela espalhou bondade e alegria como o trabalho da sua vida. Ela será lembrada pela sua honestidade e coragem e teremos saudade da sua luz".

Ente os filmes em que Anne Heche foi estrela constam: Seis Dias, Sete Noites com Harrison Ford (foto), Donnie Brasco e Sei o que fizeste no verão passado, estes nos anos 90.

Heche é também conhecida pelo seu papel na série romântica Outro Mundo, pela qual ganhou um Daytime Emmy em 1991. Em 1997 tornou pública a relação com a apresentadora Ellen DeGeneres, o que suscitou dúvidas sobre se iria fazer par romântico com Harrison Ford em Seis Dias, Sete Noites de 1998.

Fontes: LA Times/Hollywood Repórter/CNN... Relacionado: Atriz Anne Heche declarada morta sexta-feira está em suporte de vida para colheita de órgãos, 16.ago.022; Israel é nº1 no combate ao tráfico humano, diz TIP de 2019 — Cabo Verde na metade, 02.jul.019. Fotos: O Passeio da Honra, Passeio-Homenagem /Honor Walk instituído pelos hospitais da América procura apelar à consciência de cada um para a necessidade de fazer doação de órgãos. A atriz Anne Heche deixou expressa a sua vontade de fazer a doação de órgãos.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
17 days 10 hours

Que grande reflexão do Água Lusa!!! Bem enquadrado. Até os nascidos na era portuguesa não são valorizados.

Daniel Dias
21 days 15 hours

Coitado do Leão Vulcão. Perdeu o emprego.

liketerra
23 days 7 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências