terça-feira, 01 julho 2025

C CULTURA

Dia de Todos os Santos: Dom Arlindo Furtado transmite mensagem da paz e solidariedade para todos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Cardeal Dom Arlindo Furtado, que é também Bispo da Diocese de Santiago, transmitiu hoje, na missa do Dia de Todos os Santos, uma mensagem da paz e solidariedade para todos os cabo-verdianos.

Em declarações à Inforpress, Dom Arlindo Furtado explicou que o Dia de Todos os Santos é uma data que simboliza os “amigos de Deus e do bem”, que são pessoas empenhadas a seguir os passos de Jesus.

“Portanto, todos nós estamos convidados a celebrar hoje, em esperança, porque ainda estamos nesta terra de peregrinação, mas esperamos que um dia chegaremos à plenitude da vida eterna, com Jesus Cristo glorioso”, declarou, acrescentado que hoje é “dia de todas as pessoas”

Segundo o religioso citado pela Inforpress, hoje é, também, uma data de celebração em lembrança daqueles que já alcançaram a referida plenitude, nomeadamente familiares, amigos e conhecidos.

“Jesus Cristo veio ao mundo para perdoar os nossos pecados e garantir para nós esta participação na vida eterna, se nós abrirmos o nosso coração e acolher a sua mensagem, a sua pessoa e o estilo de vida que ele nos propõe”, demonstrou.

Para Dom Arlindo Furtado, o ser humano tem uma vocação sublime, por ser filho de Deus e herdeiro do Cristo.

No seu entender, um cidadão não deve cuidar só dele, mas sim da sociedade e de tudo que está ao seu redor.

“Nós temos uma dignidade enorme diante de Deus e devemos assumir isso. É muito importante a qualidade do relacionamento que devemos cultivar uns com os outros, assumindo a dignidade, porque vivemos com Jesus agora e viveremos com os outros e com Jesus para eternidade, em comunhão, na alegria, paz e plenitude da vida”, manifestou.

Tendo em conta os recentes casos de assassinato registado sobretudo na Cidade da Praia, Dom Arlindo Furtado apelou aos cidadãos para ouvirem a mensagem de Jesus, que, no seu entender, “faz bem para todos”.

“Conhecemos muita coisa pela nossa razão, mas não basta a razão. É preciso que nós tenhamos uma educação do coração, dos nossos sentimentos e das nossas emoções, para que possamos, através da razão, resolver os nossos conflitos e não cada um por si só, resolver as coisas como lhe apetece, de uma forma instintiva e irracional”, enfatizou.

Conforme defendeu, os indivíduos devem cultivar o relacionamento e aprender a viver juntos como irmãos, refere a Inforpress.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
5 days 2 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 7 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 7 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos