Na apresentação dos cabeças de listas às eleições autárquicas de 01 de Dezembro no município de Santa Catarina, encabeçadas por Manuel Teixeira (câmara) e Henrique Fernandes (assembleia), o candidato disse que a candidatura do PAICV extravasa o partido e por ser uma candidatura que representa a população, jovens e todos que amam e colocam o município acima de qualquer partido.
“Nos últimos anos, o município tem sido palco de conflitos de interesses e disputas que não contribuem em nada para o progresso. Não queremos que Santa Catarina continue numa situação de instabilidade, mas sim que volte à rota do desenvolvimento, capaz de superar expectativas e estar em pé de igualdade com os outros municípios da ilha”, enfatizou o candidato, que lembrou que o lema é “Unidos por Santa Catarina”.
“A nossa candidatura chegou em boa hora”, afirmou Lode, como também é conhecido Manuel Teixeira, que destacou que este não é apenas um projecto do PAICV, mas sim uma iniciativa de toda a população.
“A nossa candidatura é a melhor para o desenvolvimento do município e para resolver as necessidades básicas da população, independentemente da convicção política de cada um”, declarou Manuel Teixeira, que acredita que o seu projecto tem capacidade para unir todas as pessoas e transformar Santa Catarina.
Apesar de candidatar-se pela lista do PAICV, a partir do dia 1º de Dezembro o seu partido será Santa Catarina e irá governar para todos, sem distinção política, reforçou o candidato, que apresentou a sua visão constante da plataforma eleitoral.
O presidente do PAICV, Rui Semedo, que presidiu o acto da apresentação dos cabeças de lista para Santa Catarina, referiu, por seu lado, que existe “uma grande união” da população em torno da candidatura liderada por Manuel Teixeira e Henrique Fernandes.
Segundo a mesma fonte, os candidatos conhecem “profundamente” o município que “vão assumir a responsabilidade de governação”.
“Os cabeças de listas têm ideias claras do que querem para o desenvolvimento de Santa Catarina, têm disponibilidade, um compromisso que é evidente nas suas propostas e ideias e têm consciência que este município precisa de caminhar numa nova velocidade”, disse Rui Semedo.
O líder do PAICV lembrou que a democracia é um instrumento para evitar rotina, criar novas dinâmicas e para dar aos cidadãos uma possibilidade de escolha para novas propostas e realizações e é momento de alternância.
Isto porque, explicou, o desenvolvimento tem de ter ritmos acelerados e à medida que começa a diminuir há que encontrar forma de revitalizar, o que significa alternâncias enquanto possibilidade e necessidades.
“No município começaram a surgir ruídos e complicações que não estão a deixar nem o próprio presidente da câmara realizar os seus projectos e compromissos. Existe um stress local de governação”, disse Rui Semedo, que sublinhou que com a não recandidatura do actual presidente “o caminho está aberto para mudança e para alternativa”.
Rui Semedo disse que o seu desejo é que o PAICV ganhe e ganhe eleições em Santa Catarina, mas mais do que isso que “Santa Catarina ganha”.
O líder do PAICV pediu aos candidatos que aproveitem os recursos humanos de melhor forma e colocá-los acima das querelas político-partidárias, porque, explicou, o desenvolvimento de Santa Catarina significa contribuir para o desenvolvimento de Cabo Verde.
“Mudar Santa Catarina é fundamental para mudar o país que não está bem no emprego, na educação, saúde, transportes, segurança, transparência e utilização critério de recursos do país que está sendo utilizado para um grupo de interesse e não ao serviço do povo”, disse Rui Semedo.
O candidato à presidência da assembleia municipal, Henrique Fernandes, por seu turno, salientou que o desafio da candidatura é concretizar sonhos de todos os santa-catarinenses e ter uma Santa Catarina “de todos e para todos”.
Manuel Fernandes Teixeira, 41 anos, é natural da localidade de Chã das Caldeiras onde fez os estudos primários.
É licenciado em Pedagogia – ramo gestão e magistério e pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pela FAENE, e é professor na Escola Secundária Pedro Pires, em Ponta Verde.
É a primeira vez que se candidata à presidência da câmara de Santa Catarina, mas em 2012 integrou a lista do PAICV para assembleia municipal.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments