sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Novo comandante da 1ª Região Militar hoje empossado propõe elevar o nível operacional do comando

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O novo comandante da 1ª Região Militar das Forças Armadas de Cabo Verde, major Adilson Fortes,  esta sexta-feira empossado, prometeu dar tudo de si para elevar o nível operacional e administrativo do comando, sediado na ilha de São Vicente.

Durante o seu discurso de posse, cuja cerimónia foi realizada na cidade da Praia, Adilson Fortes disse que encara com humildade e responsabilidade as funções e que se sente motivado para dar continuidade ao percurso feito até aqui por todos aqueles que nesse comando prestaram serviço.

“Farei de tudo para honrar a confiança que em mim depositou e devo assegurar-lhe que pode contar com todo o meu empenho, zelo, obediência e lealdade e manifestar-lhe a minha total disponibilidade para tudo fazer com vista elevar o nível operacional e administrativo do comando da 1ª Região Militar no âmbito do cumprimento das suas atribuições”, disse perante o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA), contra-almirante António Duarte Monteiro.

Acrescentou ainda que no exercício das suas funções de comandante irá merecer destaque as condições e o ambiente de trabalho, que, afirma, deve ser de sã convivência e imbuído de espírito de camaradagem e entreajuda.

“Junto continuaremos a fazer da 1ª Região Militar uma unidade de excelência, disciplinada, organizada e pronta para continuar a caminhada até aqui percorrida coroada de êxitos”, disse realçando o seu propósito de apostar na dinamização e reforço da cultura e valores militares da moral e bem-estar bem como na melhoria das condições habitabilidade e de trabalho.

Ao usar da palavra, o CEMFA, que presidiu a cerimónia, explicou que as mudanças e movimentações nas estruturas das Forças Armadas, advêm da evolução da própria instituição e da necessidade de se ajustar aos desafios actuais.

Por outro lado, adiantou que a escolha recaída sobre o major Adilson Fortes mereceu uma “minuciosa apreciação e uma unanimidade de apreciação positiva” por parte de todos os membros do Conselho Superior de Comandos, que afirmou, nele reconhecem as qualidades e capacidades técnico-profissionais, militares e humanas, para assumir estas tão nobres funções.

“Ao longo do percurso militar, o major Fortes demonstrou ser um militar responsável, disponível, competente, muito dedicado ao serviço e cumpridor das suas obrigações, tendo granjeado respeito e admiração, tanto por parte dos seus superiores hierárquicos, como de militares de patente igual e inferior”, justificou António Duarte Monteiro, fazendo alusão às várias funções de “relevância” desempenhadas pelo empossado.  

A 1ª Região Militar tem sob a sua responsabilidade a Unidade Manuel Monteiro e o Centro de Instrução militar Morro Branco, que neste momento prepara-se para receber a primeira leva dos recrutas de 2024.

António Duarte Monteiro pediu uma atenção especial e cuidadosa para as actividades redobradas por parte tanto dos instrutores, monitores e auxiliares de instrução, que ministram e acompanham a todo o momento a instrução militar e demais actividades programadas para a formação dos recrutas.

“O papel do Centro de Instrução Militar Morro Branco é inquestionável, no concernente à formação e capacitação cívica, militar e patriótica de mulheres e homens cabo-verdianos, para a satisfação do quantitativo em recursos humanos, que as Forças Armadas necessitam para o cumprimento de missões constitucionalmente atribuídas”, realçou.

O major Adilson Fortes substitui no cargo o capitão-de-navio Alberto Tavares Teixeira, que nos últimos cinco anos desempenhou as funções de comandante da 1ª Região Militar.

A Semana com Inforpress

01 de março 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 17 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 16 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 15 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos