segunda-feira, 24 fevereiro 2025

A ATUALIDADE

ONG timorense exige ao Japão pedido de desculpa por invasão na Segunda Guerra Mundial

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A organização não-governamental HAK assinalou hoje os 83 anos da ocupação de Timor-Leste pelo Japão, durante a Segunda Guerra Mundial, a pedir àquele país que apresente um pedido de desculpas às famílias das vítimas de maus-tratos.

“A invasão japonesa trouxe muito sofrimento ao povo timorense. Cerca de seis mil pessoas morreram devido à invasão japonesa”, disse à Lusa Marina Galucho Ximenes, da HAK.

A 20 de fevereiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão invadiu Timor-Leste, ainda sob domínio de Portugal, que tinha declarado a neutralidade no conflito.

A ocupação japonesa aconteceu na sequência da entrada de um contingente militar da Austrália no território em dezembro de 1941, que acabou por recuar e instalar a sua base nas montanhas.

Segundo Marina Ximenes, durante a ocupação japonesa de Timor-Leste, que ocorreu até 1945, muitos timorenses foram obrigados a trabalho forçado e muitas mulheres foram vítimas de abuso sexual.

"Estas vítimas e as suas famílias continuam a exigir que o Governo japonês lhes apresente um pedido formal de desculpas e lhes ofereça reparação", disse a responsável da HAK.

Uma pesquisa realizada pela organização não-governamental identificou 21 mulheres vítimas de abuso e exploração sexual, a quem não foi feito um pedido de desculpa ou dada uma indemnização. Das 21 vítimas, apenas permanece viva Inês Magalhães, que reside no município de Ermera.

Marina Ximenes pediu também ao Ministério da Educação que integre a ocupação japonesa de Timor-Leste durante a Segunda Guerra Mundial no currículo nacional de educação, que abrange apenas a história entre 1975 e 1999.

"Continuaremos a lutar por verdade e justiça para as vítimas que ainda não a receberam do Governo japonês", afirmou Marina Ximenes, reconhecendo o apoio ao desenvolvimento que tem sido dado pelo Japão a Timor-Leste.

"O Japão já reconheceu as vítimas na Coreia. Por que razão reconhece a Coreia e não Timor-Leste? Continuaremos a aguardar que também reconheçam as vítimas em Timor-Leste", questionou.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Analista Cololo
6 days 9 hours

A grande questão aqui é a dualidade de critérios quando se trata da proteção de dados e segurança nacional. Se países ...

Analista Cololo
7 days 12 hours

Prezado Emerson, estás a confundir o povo brasileiro com o cabo-verdiano ou achas que esta farsa digital é uma epidemia uni ...

Analista Cololo
7 days 12 hours

O FMI a dar lições sobre transportes a Cabo Verde é como um pirómano a sugerir medidas de prevenção de incêndios. O me ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos