quinta-feira, 21 novembro 2024

A ATUALIDADE

EUA encerram embaixada em Kiev por receio de ataque aéreo russo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A embaixada dos Estados Unidos em Kiev vai encerrar depois de ter sido alertada para um "possível ataque aéreo significativo" contra a Ucrânia, após Moscovo ter ameaçado responder ao uso de mísseis norte-americanos de longo alcance contra território russo.

A embaixada dos Estados Unidos diz que "recebeu informações precisas sobre um possível ataque aéreo significativo no dia 20 de novembro", indica o portal oficial da legação diplomática. 

"Como medida de precaução, a embaixada vai ser encerrada e os funcionários da embaixada são aconselhados a procurar abrigo em caso de ataque", refere a mesma nota, recomendando aos cidadãos dos Estados Unidos na Ucrânia para procurarem abrigo em caso de alerta aéreo.

Pouco depois do anúncio dos Estados Unidos, a embaixada espanhola em Kiev anunciou que não vai prestar serviços durante o dia de hoje devido ao "risco acrescido de ataques aéreos em toda a Ucrânia", anunciou a delegação diplomática numa mensagem eletrónica enviada aos espanhóis residentes na Ucrânia.

Numa mensagem de correio eletrónico enviada aos residentes espanhóis, a embaixada de Madrid em Kiev recomenda a tomada de medidas de segurança como a procura de um abrigo antiaéreo.

 Na terça-feira, o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, referiu-se a uma resposta aos disparos ucranianos de mísseis ATACMS (MGM-140 Army Tactical Missile System) norte-americanos contra a Rússia, denunciando o que classificou como "envolvimento dos Estados Unidos".

"Veremos isto como uma nova fase da guerra ocidental contra a Rússia e reagiremos em conformidade", afirmou aos jornalistas no Rio de Janeiro, Brasil, após a reunião do G20.

O Exército ucraniano atacou a região fronteiriça russa de Briansk com os mísseis norte-americanos ATACMS, disse um alto funcionário ucraniano à Agência France Presse após o anúncio de Moscovo.

No domingo, Washington autorizou a Ucrânia a atacar o território russo com os mísseis de longo alcance fornecidos pelos Estados Unidos, dando assim resposta a um pedido de Kiev.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 18 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 17 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 15 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos