O Gabinete de Inclusão e Desenvolvimento Humano da câmara de São Filipe esclareceu que apenas faz o agendamento dos exames de Tomografia Axial Computorizada (TAC) e o envio dos pacientes para o Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto.
Com a entrada em funcionamento em Janeiro de 2023 da Clinifogo Diagnóstico, a primeira clínica para realização de TAC na cidade de São Filipe, muitos pacientes não entendem a razão porque são encaminhados para a cidade da Praia para realização de exames, com “custos adicionais e perda de tempo”.
A vereadora de Acção Social, Saúde e Habitação, Vanilda Correia, confrontada com as reclamações de alguns pacientes, disse que existe um protocolo com o Ministério da Saúde e que a realização da TAC deve ser feita no Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto, na cidade da Praia, e que a câmara apenas faz agendamento e o envio do paciente em função da marcação.
A vereadora avançou que desde a entrada em funcionamento da clínica que oferece este tipo de serviço comunicou ao Ministério da Saúde para a realização a nível local deste tipo de exame de diagnóstico.
Isto no sentido de reduzir os custos com a deslocação e estadia do paciente na cidade da Praia, até hoje “não houve nenhum posicionamento” do Ministério da Saúde, observando que só com o transporte aéreo gasta-se 20 mil escudos com a deslocação à cidade da Praia.
Segundo a mesma, a realização dos exames TAC é feita no estabelecimento hospitalar e não em clínicas privadas e que só se recorre às estruturas privadas quando não for possível o público disponibilizar este tipo de serviço.
Afirmou que o Gabinete de Inclusão e Desenvolvimento Humano da câmara de São Filipe faz o agendamento e paga as passagens e o Ministério da Saúde faz o reembolso do montante.
Caso for autorizada a realização deste serviço a nível da ilha, salienta a vereadora, não haverá problema de agendamento e marcação e representará redução de custos para as estruturas de saúde.
A directora do Hospital Regional São Francisco de Assis, Liziana Barros, por seu lado, disse que este estabelecimento hospitalar não tem protocolo com a clínica privada e que os pacientes que não dispõem de condições para pagar o exame são enviados para a cidade da Praia para realização do exame no Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto.
Os pacientes que dispõem de condições ou que tem a cobertura do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) fazem os exames localmente porque o custo do exame de TAC na clínica privada existente na ilha é inferior ao custo de transporte aéreo entre São Filipe/Praia/São Filipe, além de outras despesas, referiu a directora do hospital, para quem seria bom que houvesse um protocolo com a clínica para minimizar os custos.
A Clinifogo Diagnóstico dispõe de alvará e está devidamente certificada para realizar exames de diagnóstico de tomografia computadorizada para ajudar o pessoal médico a tomar as melhores decisões nas análises dos paciente.
A Semana com Inforpress
27 de fevereiro 2024
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments