quinta-feira, 21 novembro 2024

S SOCIAL

Fogo: Gabinete de Inclusão e Desenvolvimento Humano apenas faz agendamento dos exames de TAC – vereadora

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Gabinete de Inclusão e Desenvolvimento Humano da câmara de São Filipe esclareceu que apenas faz o agendamento dos exames de Tomografia Axial Computorizada (TAC) e o envio dos pacientes para o Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto.

Com a entrada em funcionamento em Janeiro de 2023 da Clinifogo Diagnóstico, a primeira clínica para realização de TAC na cidade de São Filipe, muitos pacientes não entendem a razão porque são encaminhados para a cidade da Praia para realização de exames, com “custos adicionais e perda de tempo”.

A vereadora de Acção Social, Saúde e Habitação, Vanilda Correia, confrontada com as reclamações de alguns pacientes, disse que existe um protocolo com o Ministério da Saúde e que a realização da TAC deve ser feita no Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto, na cidade da Praia, e que a câmara apenas faz agendamento e o envio do paciente em função da marcação.

A vereadora avançou que desde a entrada em funcionamento da clínica que oferece este tipo de serviço comunicou ao Ministério da Saúde para a realização a nível local deste tipo de exame de diagnóstico.

Isto no sentido de reduzir os custos com a deslocação e estadia do paciente na cidade da Praia, até hoje “não houve nenhum posicionamento” do Ministério da Saúde, observando que só com o transporte aéreo gasta-se 20 mil escudos com a deslocação à cidade da Praia.

Segundo a mesma, a realização dos exames TAC é feita no estabelecimento hospitalar e não em clínicas privadas e que só se recorre às estruturas privadas quando não for possível o público disponibilizar este tipo de serviço.

Afirmou que o Gabinete de Inclusão e Desenvolvimento Humano da câmara de São Filipe faz o agendamento e paga as passagens e o Ministério da Saúde faz o reembolso do montante.

Caso for autorizada a realização deste serviço a nível da ilha, salienta a vereadora, não haverá problema de agendamento e marcação e representará redução de custos para as estruturas de saúde.

A directora do Hospital Regional São Francisco de Assis, Liziana Barros, por seu lado, disse que este estabelecimento hospitalar não tem protocolo com a clínica privada e que os pacientes que não dispõem de condições para pagar o exame são enviados para a cidade da Praia para realização do exame no Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto.

Os pacientes que dispõem de condições ou que tem a cobertura do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) fazem os exames localmente porque o custo do exame de TAC na clínica privada existente na ilha é inferior ao custo de transporte aéreo entre São Filipe/Praia/São Filipe, além de outras despesas, referiu a directora do hospital, para quem seria bom que houvesse um protocolo com a clínica para minimizar os custos.

A Clinifogo Diagnóstico dispõe de alvará e está devidamente certificada para realizar exames de diagnóstico de tomografia computadorizada para ajudar o pessoal médico a tomar as melhores decisões nas análises dos paciente.

 

A Semana com Inforpress

 

27 de fevereiro 2024 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 20 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 19 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 18 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos