Mais de 82 por cento (%) da população no município do Porto Novo já tem água canalizada e 75,9 % dos porto-novenses possuem casas de banho, conforme informações avançadas hoje pela autarquia local.
“Graças à visão desta equipa camarária, que tem feito um leque de intervenções neste sector, actualmente, 82,1 % da população tem acesso à água canalizada e 75,9 % tem acesso à instalação sanitária (casas de banho)”, indica uma nota da Câmara Municipal do Porto Novo, a que a Inforpress teve acesso.
Para a autarquia, trata-se de “dados animadores quando comparados com os anos anteriores”, os quais “estimulam a equipa camarária a trabalhar cada vez mais para chegar próximo dos 100%” nos próximos anos, em cobertura de água canalizada e instalações sanitárias.
Na nota, a câmara municipal aponta que “um dos marcos” da edilidade porto-novense e dos seus parceiros em matéria de água foi a implementação do projecto de abastecimento de água ao Planalto Norte, que contribuiu para diminuir a escassez de água potável naquele planalto.
Além disso, a autarquia destaca ainda a conclusão do projeto de abastecimento de água nas zonas altas da cidade do Porto Novo, com a instalação de uma estação adutora no bairro de Branquinho e um novo reservatório de 200 metros cúbicos de água em Lajedinho.
Em 2023, procedeu-se também à ligação de água domiciliária a 42 famílias na Ribeira das Patas.
Para este ano de 2024, a Câmara Municipal do Porto Novo prevê investir 20 mil contos na expansão, reabilitação e construção de redes domiciliárias, bem como na construção de reservatórios.
A semana com Inforpress
28 de fevereiro 2024
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments