quinta-feira, 28 março 2024

S SOCIAL

Brava: Emigrante pretende dotar a ilha de embarcação para transporte de doentes em três meses

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O mentor do projeto que pretende dotar a ilha Brava de um barco-ambulância, equipado com material médico de emergência, Eliseu Teixeira, quer ver este “sonho” realizado num período de três meses.

Em entrevista à Inforpress, este bravense residente em Paris (França), contou que o projeto está orçado em cerca de 150 mil euros e, segundo o mesmo, a campanha foi lançada no passado dia 8 de Junho e logo em seguida já tinha recebido centenas de mensagens de apoio, principalmente da comunidade nos Estados Unidos da América.

Evidenciou ainda que o objetivo é dotar a Brava de um barco-ambulância ou de uma hidro-ambulância para trabalhar na transferência dos pacientes da Delegacia de Saúde da Brava para o Hospital Regional Fogo-Brava.

Conforme explicou, vai ser um barco “com todas as condições de segurança, conforto para o paciente e do técnico de saúde” que o acompanha, e, acima de tudo, dotado de “todos os instrumentos de suporte à vida”, o que traz “alguma dignidade” à população bravense”, sublinhando que este vai ser colocado à disposição do Serviço Municipal da Proteção Civil.

Este projeto surgiu no âmbito do caso que aconteceu no passado dia 1 de Agosto com o falecimento do adolescente Djonny, de 14 anos, tendo recordado que a ausência de barco no porto da Furna fez com que este adolescente fosse transferido para a ilha do Fogo numa embarcação “não apropriada” para estas situações.

Eliseu Teixeira anunciou que o projeto não é pessoal, mas sim, de todos os bravenses, caboverdianos e amigos do País que queiram ajudar e apoiar para a resolução desta situação na ilha e evitar que haja mais desfechos do tipo.
Entretanto, sublinhou que no “post” a circular nas redes sociais teve vários comentários, em que os internautas surgem a criticar, acreditando ou defendendo que esta iniciativa deveria ser do próprio Governo. Mas, o mentor explicou que a filantropia existe em qualquer parte do mundo, acrescentando que o desenvolvimento de uma Nação parte também da sociedade civil.

“Acho que é preciso mudar um pouco essa mentalidade de assistencialismo em Cabo Verde” defendeu, recordando que no início da Independência o país dependeu de Estados amigos e o povo aprendeu a receber tudo o que vinha de fora e já quase cinquenta anos de Independência, “ainda o povo quer continuar com esta prática”, questionou.

Neste sentido, esclareceu que não é somente o Governo que pode fazer este trabalho, mas também os cidadãos residentes, emigrantes e amigos do País com condição para ajudar, e podem contribuir para o desenvolvimento da ilha, do País, num “djunta-mon” (juntar de mãos).

Quanto às diversas notícias e ‘post’ de esclarecimentos sobre o falecimento do jovem e mesmo de outras situações, Eliseu Teixeira, dizendo-se não querer “criticar” os governantes e políticos, enfatizou que muitas vezes é preciso que estes reconhecem o erro, ou seja, “pedir desculpas publicamente em vez de defender as suas cabeças em situações do tipo”.

O emigrante entende que se houvesse “uma boa organização” dos governos que já administraram o País, pode ser que o caso não tivesse esse desfecho, sublinhado que o problema de transferência de doentes não é somente na ilha Brava, referenciando também as ilhas de São Nicolau e Maio.

Formado em Medicina Natural e em Informática, Eliseu Teixeira deixou aos médicos, enfermeiros e profissionais de saúde uma mensagem, relembrando-lhes que “a atenção ao paciente é o primeiro caminho para a cura e a cada paciente, a cada doente deve ser visto como uma pessoa única, dando-lhe o melhor tratamento e cuidado possível”, finalizou, sugerindo uma “maior humanização do atendimento no País”. A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Meu nome
12 days 21 hours

nhoz fulia mpd na mar nhoz txora so saco plastico ki pod dentu del

José Teodoro de Jesus Cardoso
13 days 15 hours

Concordo contigo Cesar, e quem é contabilista de verdade e ama a sua profissão deve subscrever a este artigo.

Jose Dias
20 days 22 hours

Basta as autoridades Russas emitirem mandados de captura contra os membros da TPI !

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências