quinta-feira, 21 novembro 2024

S SOCIAL

São Vicente: Faleceu o combatente da liberdade António Leite

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O combatente da Liberdade da Pátria, Coronel António Leite, faleceu, esta terça-feira, na cidade de Mindelo, onde residia e se encontrava doente. Num post que colocou na sua página de Facebook, o Presidente da Republica, José Maria Neves, exprimiu, na ilha do Fogo ode se encontra de visita oficial, consternado com a morte de Leite, com o qual mantinha uma relação de amizade e admiração.

Até ao fecho desta peça, este jornal desconhecia a hora da realização do funeral. Homem de trato fino, António Leite, mais conhecido por Toi d’Suna, era um dos históricos que se manteve firme à causa da luta da libertação nacional, transmitindo, com o patriotismo e a generosidade, a nova geração o legado de Amílcar Cabral e da luta que conduziu à independência de Cabo Verde a 5 de Julho de 1975. Foi um grande amigo e colaborador do jornal A Semana, disponibilizando sempre o seu arquivo pessoal para consultas sobre a história da luta armada na Guiné-Bissau.

A noticia do falecimento do Leite apanhou de surpresa o Presidente da República. "Vejo ao fundo a Brava ilha e o fatídico por do sol. E as negras nuvens trazem-me a grave notícia: acaba de falecer o Coronel António Leite, mais conhecido por Toi d’Suna", escreveu.

José Maria Neves destaca figura de António Leite, com destaque para o seu patriotismo e generosidade, ao integrar o PAICV e a luta armada na Guiné-Bissau. "Aprendemos a ser amigos. A admiração mútua, o seu patriotismo e generosidade, que o levaram a integrar o PAIGC e a luta de libertação nacional, adubaram-nos o caminho. Sincero, franco, simples e amigo, conheci-o mais de perto quando me candidatei à liderança do PAICV em 2000. Tornamo-nos amigos e, desde então, sempre que eu ia a São Vicente ou ele vinha à Praia, fazíamos o impossível para ter um dedo de conversa. Contou-me várias peripécias da luta, dava-me conselhos, fazia-me entender determinados contornos políticos da luta armada nas matas da Guiné e da preparação militar do grupo de combatentes cabo-verdianos, em Cuba, comandados por Pedro Pires. Aliás, chegou a oferecer-me um calhamaço de documentos por ele compilados durante a luta".

Segundo o Chefe de Estado, sabia-se que Leite estava muito doente, há já algum tempo. " Mas é sempre triste ouvir a notícia da morte de uma grande amigo.Os meus pêsames à Samira e a toda a família enlutada.Descansa em paz e até sempre, Tói ", conclui José Maria Neves no post referido que vimos citando.

O coletivo do Asemanaonline aproveita para presentar as suas sentidas condolências à família do falecido Combatente da Liberdade da Pátria. Foto: ao meio (post Albertino Nascimento).

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 23 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 21 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 20 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos