A Cimpor anunciou esta quarta-feira Cevat Mert como novo presidente executivo (CEO) da empresa para Portugal e Cabo Verde, cargo anteriormente ocupado por Luís Alves Fernandes.
Em comunicado, a Cimpor afirma que a nomeação de Cevat Mert – que já assumiu funções – é “um importante passo para dar continuidade à execução do plano estratégico” da empresa, que prevê investir 270 milhões de euros até 2030 nas áreas ambiental e da responsabilidade social, de forma a atingir a neutralidade carbónica até 2050.
“Mert é formado em engenharia e conta com uma destacada experiência internacional. Junta-se agora à Cimpor Portugal e Cabo Verde num momento marcado pelo crescimento do grupo a nível internacional e pela adaptação às exigências de sustentabilidade do setor”, lê-se no documento.
Entre os investimentos anunciados pela Cimpor contam-se a substituição de combustíveis fósseis por combustíveis alternativos, a reconversão de linhas de produção para uma maior aposta em argilas calcinadas e o recurso a energia fotovoltaica, o que implica a atualização das fábricas do grupo.
Anunciado em maio passado, o investimento de 121 milhões na fábrica de Alhandra, por exemplo, prevê a modernização de infraestruturas como fornos e moinhos e uma aposta na utilização de energias renováveis, o que, segundo a Cimpor, “permitirá agilizar processos e reduzir significativamente o impacto da sua atividade”.
Citado no comunicado, o novo CEO considera “fundamental caminhar rumo à sustentabilidade, sem esquecer o papel que a Cimpor tem a nível nacional em termos de impacto económico e de criação de emprego”.
“O nosso objetivo é diminuir a nossa pegada ambiental enquanto reforçamos o papel participativo da Cimpor nas comunidades locais em torno dos nossos centros e no envolvimento em projetos de responsabilidade social que beneficiam diretamente as regiões em que nos encontramos”, conclui Cevat Mert.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments