sexta-feira, 19 abril 2024

P POLÍTICA

Santo Antão: PAICV e UCID afirmam que as pessoas clamam por mudança do Governo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No primeiro dia da campanha em Santo Antão, o PAICV e a UCID dizem que já verificaram, através dos contactos porta-a-porta em Ribeira Grande e no Porto Novo, que as pessoas têm passado a ideia pela necessidade de “mudança” do Governo nas eleições gerais de 18 de Abril. A reação do eleitorado, segundo os dois partidos com assento parlamentar, está sendo positiva na Ilha das Montanhas.

O cabeça-de-lista do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde para o circulo eleitoral de Santo Antão, Rosa Rocha, avançou ao Asemanaonline que, neste momento por questões de saúde, não está com as suas equipas no terreno, mas adianta que dois grupos liderados por dois candidatos, um na localidade de Alto Mira, interior de Porto Novo, e outro está em Chã de Viúva na zona de Berlim, estão em contacto porta-a-porta.

Com o lema “Um Cabo Verde para Todos”, Rosa Rocha admite que a expetativa é conseguir eleger, no mínimo, 3 deputados em Santo Antão, já que se tem verificado uma “grande mobilização” da sociedade civil em torno deste projeto “com maior impacto em Porto Novo”.

Rosa acredita que é impreterivelmente trabalhar para dialogar com a população de Santo Antão, que se tem demonstrado uma “sede de mudança”, e mostrar, por exemplo, o projeto de governação em diferentes setores de atividade, destacando a agricultura, o turismo rural, as pescas, a pecuária como alavancas de desenvolvimento da economia da ilha, mas também nas áreas sociais, tais como, “a melhoria da qualidade de saúde, melhoria de habitação social e melhoria a acessibilidade e qualidade da educação”.

Amanhã de manhã está prevista uma atividade na Avenida Amílcar Cabral e a tarde haverá atividade na localidade de Ribeira Fria. “Amanhã vamos aproveitar os contactos das pessoas que vêm do interior e as daqui da cidade”, conclui a candidata.

Rosa Rocha adianta que, ainda esta quinta-feira, às 16 horas, teve uma atividade denominada “corrida da mentira” em homenagem ao atual governo - corrida de bicicleta e a pé - e às 19 horas aconteceu uma atividade musical de hip hop ligada a juventude que, é promovida pela JPAI Nacional.

A UCID, liderada pelo candidato José da Graça, em visita a Povoação na cidade da Ribeira Grande, admite que as pessoas estão a ouvir as mensagens transmitidas pelo partido e estão sendo bem acolhidas.

Graça assevera que existe a necessidade de estabelecer em Cabo Verde, a partir de 18 de abril, um sistema político diferente. “É preciso uma mudança para equilibrar o sistema a partir do parlamento. A abertura que estamos a encontrar no terreno é que a maior parte das pessoas que já conversamos realmente concordam com a necessidade de equilíbrio, a necessidade de fazer UCID crescer mais”, sublinha o candidato lembrando que as expetativas é levar a mensagem com “tranquilidade” nos moldes habituais do partido, em contactos diretos com as populações.

A UCID está a pedir um equilíbrio no sistema com dois deputados em Santo Antão, mas, segundo este político, davam-se por “satisfeito”, tendo pelo menos um deputado eleito nas listas dos democratas cristãos.

Em relação a agenda de amanha, Graça avança que a direção nacional da campanha achou por bem que cumprissem o feriado, mesmo também em termos de campanha respeitando aqueles que também têm as suas crenças religiosas, logo a nível de ações de campanha não está prevista nenhuma atividade.

Em relação as regras impostas pelo Ministério da Saúde, os candidatos asseguram que as suas equipas estão a seguir todas as recomendações.

Já o MPD náo relizou nenhuma aao da campnha esta quintafeira. Tudo porqye ontem, quarta-feira, a Comissão Nacional para as Eleições Legislativas do partido deu indicações a todas as direções de campanha no país, no sentido da suspender as ações de rua nos dias 1 e 2 de abril, Quinta-feira Santa e Sexta-feira da Paixão.

AC/Redação

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Amorim
7 days 15 hours

Que se diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Amorim
7 days 15 hours

Reduzir custos que seja com a prata da casa.

Amorim
8 days 12 hours

Álcool mata e pode induzir à prática de crime. Aorendam.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências