quinta-feira, 21 novembro 2024

Autoridades moçambicanas travam tentativa de exportação ilegal de 65 contentores de madeira

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As autoridades da província moçambicana de Cabo Delgado abortaram uma tentativa de exportação ilegal de 65 contentores de madeira para a China, depois de receberem uma denúncia anónima, anunciou o Instituto Nacional para o Controlo de Qualidade Ambiental (AQUA).

“Depois da denúncia, despachámos uma equipa de fiscais para [o distrito de] Montepuez, onde se constatou que 43 contentores com madeira em toros e esquadriada estavam prestes a ser exportados ilegalmente”, afirmou Mário Parina, da AQUA, citado pelo Notícias, o principal diário moçambicano, cita Lusa.

Uma operação ilegal idêntica também estava em curso na cidade de Pemba, capital de Cabo Delgado, envolvendo a exportação de 22 contentores, mas foi neutralizada, acrescentou Parina.

A fonte avançou que a mercadoria estava para sair de Moçambique a cargo de empresas cuja identidade não revelou.

“O assunto já está nas mãos dos órgãos de administração da justiça”, declarou.

Ao nível administrativo, conforme a mesma fonte, os autores pela tentativa de exportação ilegal já foram multados, adiantou Mário Parina, sem especificar os valores das coimas.

Em 2021, mais de 100 contentores com madeira em toros de espécies cuja exportação é proibida foram apreendidos em Pemba.

A justiça determinou que o produto ficasse à guarda da empresa responsável pela operação ilegal, como fiel depositário, mas 70 contentores foram ilegalmente retirados do local onde estavam guardados, tendo sido recuperados nas águas internacionais numa ação dirigida pelas autoridades judiciais.

Vários relatórios internacionais e internos têm apontado para a delapidação de recursos florestais em Moçambique, devido à exploração desenfreada de madeira para exportação, que tem como principal destino a China, escreve Lusa.

Apesar de uma atuação cada vez mais acutilante das autoridades contra essa prática, não cessam relatos de apreensões frequentes de grandes quantidades de madeira ilegalmente exportada.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 1 hour

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 22 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos