sábado, 23 agosto 2025

EUA disponibilizam perto 10 ME para reforçar acesso de raparigas à educação em Moçambique

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O governo norte-americano vai investir 10 milhões de dólares (9,7 milhões de euros) para reforçar o acesso de raparigas à educação no norte e centro de Moçambique, anunciou hoje a embaixada dos Estados Unidos em comunicado.

“Este novo programa aborda os principais desafios que as raparigas enfrentam para permanecerem na escola, fornecendo formação e materiais a educadores e diretores sobre temas cruciais”, indica o comunicado divulgado hoje.

A iniciativa, conforme escreve Lusa, desenvolvida através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e em cooperação com os ministérios moçambicanos da Educação e da Saúde, vai ter um período de cinco anos e vai incidir sobre escolas das províncias de Nampula (norte) e Zambézia (centro), onde as taxas de participação das meninas nas escolas são consideradas baixas.

O programa “concentra-se na formação em literacia e numeracia, incorporando importantes tópicos de competências sociais e de vida, como a gestão da higiene menstrual, nutrição, e prevenção da violência, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada”, indicam os Estados Unidos no comunicado.

Lusa explica que, segundo dados avançados pelos Estados Unidos, apesar dos esforços para a melhoria do acesso de raparigas à educação em Moçambique, mais da metade das raparigas moçambicanas abandonam a escola até à quinta classe.

Moçambique recebe anualmente 500 milhões de dólares (485 milhões de euros )em assistência do Governo norte americano para reforço de vários setores sociais, com destaque para sociedade e democracia, indicam dados da embaixada de Washington em Maputo.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Nais
1 day 21 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Terra
1 day 23 hours

Deus nho dano recoperasao do nosso presidente temos fe em Deus, Haja coraje

Fundura Margosu
2 days 20 hours

Não é a literatura e nem a cultura que morreu, caro Domingos, mas a fé desmedida que depositaste em deuses de carne e osso ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos