quinta-feira, 28 março 2024

I INTERNACIONAL

https://www.asemana.publ.cv/?EUA-condenam-ataques-da-China-a-Taiwan-Pequim-aplica-sancoes

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, anunciou um pacote de sanções a Nancy Pelosi e familiares próximos, na sequência da visita da líder do Congresso norte-americano a Taiwan, esta quarta-feira.

Segundo EN, Pequim considera que a atitude de Pelosi foi "mal-intencionada" e "provocatória", ao menosprezar as preocupações e clara objeção do país à presença da delegação norte-americana na ilha cujo controlo é reclamado pelas autoridades chinesas.

Manobras militares intensificam-se ao largo de Taiwan

A China terá lançado mais de uma dezena de mísseis balísticos ao largo de Taiwan, após a visita de Nancy Pelosi à ilha, esta quarta-feira. A Casa Branca condenou os ataques, mas não se mostra surpreendida e diz que Pequim está a "exagerar".

Segundo mesma fonte, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional norte-americano, John Kirby, disse, em conferência de imprensa, esta quinta-feira, que Washington já estava à espera de uma reação à viagem de Nancy Pelosi ao território e que "a .China optou por exagerar e usar a visita de Pelosi como pretexto para aumentar a atividade militar provocatória no Estreito de Taiwan e nas imediações".

Kirby avisou ainda que Pequim não vai ficar por aqui, mas que os Estados Unidos da América (EUA) estão preparados e não se deixam intimidar.

"Não vamos procurar, nem queremos uma crise. [Mas], ao mesmo tempo, não seremos dissuadidos de operar nos mares e nos céus do Pacífico Ocidental, de acordo com o direito internacional que temos há décadas, apoiando Taiwan e defendendo uma região indo-pacífica livre e aberta", afirmou.

Já esta sexta-feira, Taipé denuncia ter avistado navios e aviões chineses sobre águas taiwanesas. Os EUA prometem acompanhar as manobras militares de perto e, de acordo com a Casa Branca, vão manter os porta-aviões e navios de escolta norte-americanos na região para "acompanhar a situação".

Atualmente em Tóquio, Japão, para a última etapa da deslocação à Ásia, Nancy Pelosi mantém o apoio a Taiwan. Numa reação às recentes operações militares de Pequim, a líder do Congresso norte-americano garante que os EUA "não vão permitir que [a China] isole Taiwan".

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Meu nome
12 days 20 hours

nhoz fulia mpd na mar nhoz txora so saco plastico ki pod dentu del

José Teodoro de Jesus Cardoso
13 days 14 hours

Concordo contigo Cesar, e quem é contabilista de verdade e ama a sua profissão deve subscrever a este artigo.

Jose Dias
20 days 21 hours

Basta as autoridades Russas emitirem mandados de captura contra os membros da TPI !

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências