O Reino Unido votou neste domingo, 15, a personalidade desportiva do ano. O vencedor é o queniano Eliud Kipchoge, que é o primeiro a fazer a maratona em menos de duas horas, num recorde obtido a 12 de outubro em Viena, Áustria.
Ouro na maratona do Rio’16, Eliud Kipchoge é o primeiro a fazer a maratona em menos de duas horas. três anos depois, de se sagrar campeão olímpico, o queniano fez os mais de 40 quilómetros em 1:59:40.2.
O anterior recorde da modalidade pertencia também a Kipchoge que em 2018 em Berlim cruzou a linha de chegada em 2h01min39s, suplantando Dennis Kimetto.
De novo, agora aos 34 anos, Kipchoge volta a dominar a maratona, com o novo recorde absoluto. É o próprio a lembrar que “tivemos de esperar 65 anos para bater o recorde de Roger Bannister", referindo-se ao britânico que se tornou o primeiro a bater o recorde dos 1800 metros aos 4 minutos, em 1954.
Os e as super-maratonistas do Quénia
O sucesso de Kipchoge e dos seus conterrâneos continua a desafiar os cientistas. Testes continuam a tentar perceber até que ponto o estilo de vida de crianças e adolescentes das áreas rurais – que todos os dias percorrem em média 7,5 km no trajeto casa-escola-casa – contribui para a elevada capacidade aeróbica que demonstram.
Na região montanhosa do Rift que abrange três países — Quénia, Somália e Etiópia —, a Universidade de Londres conduziu um estudo cujos resultados (online) mostram que em média, a capacidade aeróbica das crianças com a média de 13 anos de idade é de 73.9±5.7 ml. kg−1. min−1, nos rapazes e 61.5±6.3 ml. kg−1. min−1, nas meninas.
Fontes: AFP/ BBC/Sites especializados. Foto eloquente.
Terms & Conditions
Report
My comments