sexta-feira, 29 março 2024

I INTERNACIONAL

México: Evo Morales obrigado a deixar presidência da Bolívia já está no exílio

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O ex-presidente boliviano Evo Morales que no domingo, 10, anunciou que se demitia, após perder os apoios políticos e do Exército, já está no México. Na segunda-feira, o país vizinho concedeu-lhe "asilo por motivos humanitários", como expressou o ministro da diplomacia mexicana, que destacou o facto de que a casa de Morales tinha sido saqueada, vandalizada. Imagens online mostram o presidente demissionário sob uma "tenda precária", onde teria passado a noite de domingo para segunda-feira.

A Bolívia enfrenta desde domingo, 10, um vácuo de poder, após a demissão de Morales: vários dos políticos que estavam na linha de sucessão também se demitiram. A assunção interina da vice-presidente do Senado tem contra si o facto de que a Assembleia Nacional é controlada pelos apoiantes de Morales.

Carlos Mesa, candidato presidencial derrotado e líder da oposição — cuja queixa de fraude eleitoral foi deferida na OEA e tem o apoio dos EUA e UE —, garantiu aos membros da Assembleia Nacional apoiantes de Morales, que não haveria represálias contra eles e apelou ao seu "sentido patriótico" para que apoiassem a presidente interina.

Entretanto as ruas da capital e da cidade de El Alto, as duas mais povoadas do país, começaram a ficar desertas, com os bolivianos a entrar em casa mais cedo, por razões de segurança.

Na tarde de segunda-feira centenas de apoiantes do presidente Morales encheram o centro da capital, La Paz, entoando cânticos de apelo à guerra civil. A polícia cercou-os e as imagens mostram homens a empunhar paus e até crianças a atirar pedras à polícia em La Paz.

Foi então que Evo Morales — que na véspera classificara a situação como de golpe de Estado — fez um apelo à paz. "Não podemos ter uma guerra entre irmãos bolivianos", fez saber através da rede social, na segunda-feira, 11, quando já estaria a caminho do exílio no México.

Mudança constitucional

O primeiro presidente ameríndio do país, eleito pela primeira vez em 2006, Evo Morales foi reeleito em 2011 gozando de grande popularidade.

Mas em 2016 a mudança na Constituição, por forma a permitir-lhe concorrer a um terceiro mandato, incendiou a Bolívia. Agora a turbulência voltou com as alegações de fraude, na eleição do dia 20 último.

Com Carlos Mesa a obter o apoio da OEA, EUA e UE — que pediram a repetição do plebiscito, numa segunda-volta entre Morales e Mesa —, há três semanas que o estado de guerrilha voltou ao país.

"Presidenta" Jeanine Añez

Foi uma presidente interina em lágrimas — "porque a Bolívia não merece isto, todas estas mortes e destruição" — que apareceu na televisão nacional da Bolívia para anunciar na segunda-feira que se disponibiliza a dirigir o país até novas eleições.

A opositora Jeanine Añez Chávez, que é a segunda vice-presidente do Senado, falou ao país pouco antes de voar para La PAz, estando em casa, na terceira cidade mais populosa, Santa Cruz, considerada o foco da oposição a Morales.

Añez prometeu dirigir a Bolívia durante a "rápida transição" que é "necessária até fazer regressar a democracia", rematou, ainda sob o efeito das lágrimas.

N. B. A língua espanhola — mas não a nossa língua portuguesa — permite o nome feminino "presidenta", por analogia com "estudianta", "contenta". Duvida? Faça o teste com os substantivos e adjetivos do português em -ente.

Fontes: El País/Euronews/TOI-Times of India. Relacionado: Bolívia: Morales demite-se sob pressão do Exército, 11.11.; Bolívia: Morales obtém maioria com mais 10% que Mesa na eleição presidencial, mas EUA e EU pedem 2ª volta, 26.out.019; Evo Morales anuncia greve de fome para aprovar lei eleitoral na Bolívia, 10.abr.009. Foto(TOI): As boas-vindas dos mexicanos. LMS

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

José Anónimo
14 hours

E, porque é que não pedem um parecer aos utentes? Qual é o impacto se um jet-ski provocar um acidente a um banhista?

Meu nome
13 days 16 hours

nhoz fulia mpd na mar nhoz txora so saco plastico ki pod dentu del

José Teodoro de Jesus Cardoso
14 days 10 hours

Concordo contigo Cesar, e quem é contabilista de verdade e ama a sua profissão deve subscrever a este artigo.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências