quinta-feira, 28 março 2024

I INTERNACIONAL

Esquerda da Europa à América Latina celebra Lula livre — Nota sobre a noiva

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Partidos de esquerda da Europa à América Latina celebram a libertação de Lula, na sexta-feira, 8. “O lugar de Lula não é na prisão”, expressou o ex-presidente francês François Hollande, no sábado. Vários líderes de partidos de esquerda celebraram “a sua liberdade” e auguram que “ajudará a unificar uma sociedade brasileira dividida”.

Entre as congratulações que chegam da Europa está a do líder trabalhista britânico Jeremy Corbyn, que classificou a prisão do antigo governante de “injusta”.

“A prisão do ex-presidente Lula foi injusta e errada. Fico feliz que Lula esteja agora livre e que possa retomar o seu trabalho como um socialista comprometido, e líder do Partido dos Trabalhadores. O Brasil precisa do tipo de mudança real com a qual Lula sempre se comprometeu. Lula Livre”, escreveu o líder do Partido Trabalhista do Reino Unido, Jeremy Corbyn, na rede social Twitter.

Do lado francês, Hollande diz acreditar que Lula usará a sua liberdade para servir o Brasil: “A liberdade foi-lhe devolvida, sei que ele a colocará ao serviço do Brasil”, declarou o ex-chefe de Estado francês.

Também a francesa Anne Hidalgo, presidente da câmara municipal de Paris, expressou contentamento e disse que aguarda a visita de Lula à sua capital: “É bom saber que o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva acaba de ser libertado. Automatic word wrap
Espero por ele o mais rápido possível em Paris, onde ele é Cidadão Honorário”.

O Nobel da Paz Kailash Satyarthi, que o visitou na prisão, deu os parabéns a Lula e augura que a sua libertação “ajudará a unificar uma sociedade brasileira dividida”.

“Parabéns ao meu querido amigo e ex-Presidente Lula. Notícias incríveis! Encontrei-me com ele na prisão há apenas 15 dias e agora ele está livre. A verdade prevalece. A sua libertação ajudará a unificar uma sociedade brasileira dividida, a restaurar a fé na justiça. Ele pode emergir como um ícone para a paz”, afirmou o indiano Satyarthi.

Bolsonaro insulta

Já o presidente Jair Bolsonaro expressou, sem surpresa, a sua reprovação com a libertação de Lula da Silva. E fez um apelo aos seus seguidores: “Não dê munição ao canalha, que momentaneamente está livre, mas carregado de culpa”, escreveu no sábado, 9. O chefe da extrema-direita brasileira acaba de encarregar o seu ministro Moro, que foi o juiz que orquestrou tudo em conluio com o ainda Procurador Geral da República descredibilizado com o vaza Jato pelo site The Intercetp Brasil, para responder o ex- Luiz Inácio da Silva que acaba de ser colocado em liberdade pelo Supremo Tribunal Federal, reprovando a prisão com a sentença da segunda instância. Manual word wrap
— -Automatic word wrap
Fontes: Agência Brasil/Le Monde/El País. Foto: Sobre Lula e a noiva, escrevem os jornalistas, não só da imprensa "rosa", mas também da "séria" que trata da atualidade política. Ela é socióloga, chama-se Rosângela ‘Janja’ da Silva, tem 52 anos, é "há décadas" amiga de Lula e sua namorada desde 2017 — antes de Lula entrar na cadeia em abril de 2018 e após a súbita morte da esposa, dona Marisa Letícia, esclarecem.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Meu nome
12 days 20 hours

nhoz fulia mpd na mar nhoz txora so saco plastico ki pod dentu del

José Teodoro de Jesus Cardoso
13 days 14 hours

Concordo contigo Cesar, e quem é contabilista de verdade e ama a sua profissão deve subscrever a este artigo.

Jose Dias
20 days 22 hours

Basta as autoridades Russas emitirem mandados de captura contra os membros da TPI !

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências