sábado, 30 agosto 2025

E ECONOMIA

Cabo Verde Construção evoluiu negativamente no último trimestre de 2018

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A construção em Cabo Verde evoluiu negativamente no último trimestre do ano passado, face ao período homólogo, com os empresários a reclamarem do "nível elevado da taxa de juros" e das "dificuldades no crédito" do setor.

De acordo com o indicador de clima económico elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde, no que diz respeito à construção, este “contrariou a tendência descendente dos últimos trimestres, situando-se abaixo da média da série e evoluindo negativamente face ao trimestre homologo”.

“Os empresários apontaram o nível elevado das taxas de juro e as dificuldades na obtenção de crédito bancário como sendo os principais constrangimentos do setor no quarto trimestre 2018″, lê-se na nota do INE, citada pela Lusa.

O indicador de confiança no comércio em estabelecimentos evoluiu positivamente no quarto trimestre de 2018, com as dificuldades financeiras e a insuficiência da procura a serem apontados como os principais constrangimentos do setor.

No turismo, o indicador de confiança contrariou a tendência ascendente dos últimos trimestres, embora se situe “acima da média da série”.

Segundo ainda a mesma fonte, o indicador evoluiu positivamente no comércio de feira e na indústria transformadora inverteu a tendência descendente dos últimos trimestres, situando-se abaixo da média da série, evoluindo desfavoravelmente face ao trimestre homologo do ano anterior.

O INE refere que, segundo os empresários, as frequentes avarias mecânicas nos equipamentos e a falta de mão de obra qualificada foram os principais constrangimentos do setor no decorrer do quarto trimestre 2018.

No transporte e serviços auxiliares aos transportes, o indicador de confiança manteve a tendência ascendente dos últimos trimestres, registando o valor mais alto dos últimos 28 trimestres consecutivos e evoluindo favoravelmente.

No quarto trimestre de 2018, o indicador de confiança no setor do turismo residencial “contrariou a tendência descendente verificada no último trimestre, situando-se acima da média da série e evoluindo positivamente face ao trimestre homologo”.

De uma forma geral, o ritmo de crescimento económico em Cabo Verde “continuou a acelerar no quarto trimestre de 2018, situando-se acima da média da série e evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo”, refere a Lusa.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
7 days 12 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
8 days 4 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
8 days 20 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos