sábado, 30 agosto 2025

E ECONOMIA

Febre de sexta-feira de compras global chegou

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Lojas na Praia e Mindelo marcaram a sua "Black Friday 2018, umas para esta sexta, 23, outras para uma semana depois. Uma caboverdura que sabe bem, dizem consumidores atingidos pela shoppingmania, que nasceu nos States e hoje está na boca de todo o mundo.

Um dos espaços mais ‘in’ da capital oferece “descontos que podem chegar até aos 70” por cento “em todas as lojas e restaurantes”.

Um shopping — tradução local dos malls americanos — refere, na sua comunicação publicitária, que neste ano a sua "Black Friday", já em terceira edição, “mantém a tradição de ser celebrada na última sexta-feira de novembro”.

Febre de compras pode custar caro

Associações de defesa do consumidor têm conselhos a dar. Um, é estar atento ao preço antigo". «Era 700 agora é 210»? O importante é estar precavido e perguntar: — Este "era" foi... ontem? Ou há três meses? Ou há doze?

Outro, é perguntar-se se vale a pena esperar o dia dos esperados descontos para fazer determinada compra. É que, se precisa mesmo do artigo, talvez o desconto não compense a espera.

Outro ainda, é perguntar-se se não será melhor adiar para ter tempo de comparar preços entre lojas, uma que faz descontos na "Black Friday" e aquela que não faz e onde pode com calma negociar a sua compra.

Portugal: ‘Black out Friday’ dá confusão

A “Black Friday” transformou-se em fenómeno de vendas mundial ao fim de mais de dois séculos sobre o seu surgimento como uma celebração local, nos Estados Unidos na segunda metade do século XIX. Regista-se 1862 como a primeira vez que aconteceu a “Black Friday”, um dia por ano em que as lojas oferecem descontos que podem ir até aos setenta por cento, como parte da celebração do “Dia de Ação de Graças” (Thanksgiving Day).

Em Portugal esta sexta-feira, 23, mpurrões, atropelos marcaram a iniciativa ‘Black out Friday’ duma marca de eletrodomésticos e artigos tecnológicos em quatro das maiores cidades – Lisboa, Porto, Braga e Aveiro.

Ao abrirem portas entre a meia-noite e as duas horas da madrugada, houve atropelos e empurrões. As imagens do circuito interno de televisão de algumas das lojas estão publicadas online.

Fontes: Referidas.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
7 days 12 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
8 days 3 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
8 days 20 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos