sexta-feira, 22 novembro 2024

E ECONOMIA

Fátima Fialho no 8º Fórum AGOA

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A ministra da Economia, Crescimento e Competitividade, Fátima Fialho, parte amanhã rumo a Nairobi, Quénia, para participar nos trabalhos do 8º Fórum AGOA, que conta com a presença de Hilary Clinton. 


A delegação cabo-verdiana - que de 2 a 6 de Agosto vai procurar no Quénia, as razões que levam Cabo Verde a não tirar melhor proveito deste acordo preferencial de Comercio com os EUA - integra ainda Alcidia Alfama, Directora-Geral do Comércio, Carlos Manuel Rocha, Administrador da Cabo Verde Investimentos, e Emanuel Duarte, Conselheiro da Embaixada de Cabo Verde em Washington.

O 8º Fórum de Cooperação Comercial e Económica EUA/África Subsaariana visa encorajar países como Cabo Verde a tirarem melhor proveito do tratamento preferencial de que gozam nas suas importações para os Estados Unidos da América, no quadro do AGOA.

Assim, o nosso país terá também de fazer o seu exercício no Quénia, para examinar em profundidade os porquês do não aproveitamento das oportunidades que o programa oferece para a inserção dinâmica da nossa economia no mercado global. Mormente agora que Cabo Verde faz parte da Organização Mundial do Comercio.

O Fórum do Quénia também é um repto. Daí, os representantes dos países africanos elegíveis - Governo, institutos públicos, sector privado e sociedade civil- terem que encontrar portas de saída para tornar o AGOA num efectivo instrumento de promoção das trocas comerciais e do investimento entre os Estados Unidos e o continente negro. A América está a mostrar com a presença de Hilary Clinton que quer continuar. Agora, a nós resta mostrar que não só queremos como também podemos.

Antes do Fórum há a Reunião Ministerial do Grupo Consultivo Africano sobre o AGOA. A acontecer no dia 4 de Agosto, este conclave de ministros prevê reuniões paralelas com o Sector Privado e Sociedade Civil. Isso, apesar de Cabo Verde não incluir nenhum elemento desses sectores na sua delegação.

Recorda-se que através do “Sistema Generalizado de Preferências” previsto no programa AGOA – Lei de Crescimento e Oportunidade para a África, cerca de 6400 produtos oriundos dos países da África Subsaariana beneficiam do acesso, livre de direitos e de quotas, ao mercado americano. É nesse quadro que aconteceram as primeiras exportações cabo-verdianas, em Dezembro de 2002.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 20 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 19 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 18 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos