sexta-feira, 11 outubro 2024

E ECONOMIA

Adeco apela à aprovação de leis favoráveis a uma alimentação infantil mais saudável

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Adeco juntou-se este domingo, 15, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, à campanha mundial que exige dos governos nacionais leis que proíbem a venda de alimentos não saudáveis e pede à Organização Mundial da Saúde (OMS) a aprovação de um código internacional que possa fim à comercialização de alimentos para crianças com alto teor de gordura, sal e açúcar.

As crianças, diz o pediatra Arsénio de Pina, que falou à imprensa em nome da Adeco, “são mais sensíveis e frágeis e, consequentemente, mais facilmente vítimas da propaganda das multinacionais de produtos alimentares”.

Daí que, alega Arsénio de Pina, justifica-se esta chamada de atenção a todo o Mundo, tendo como alvo a tomada de medidas que ponham fim aos efeitos nefastos que certos produtos alimentícios provocam na saúde infantil. Espera-se que no mês de Março, a OMS ponha em marcha uma consulta pública sobre um conjunto de recomendações sobre o assunto.

Estas incluem, entre outras, proibir a publicidade de alimentos não saudáveis na televisão nos horários em que é mais vista pela camada infantil e também nas escolas e excluir a oferta de brinquedos e artigos coleccionáveis em alimentos prejudiciais à saúde das crianças.

Mas à acção da OMS deve-se juntar uma atitude firme dos governos nacionais. Por isso, ao Ministério da Saúde de Cabo Verde a Adeco lança um apelo no sentido de apoiar as recomendações do código internacional sobre a comercialização de alimentos para crianças elaborado em 2008 pelo Consumers International em conjunto com a organização internacional Besity Task Force.

A sociedade civil também tem um papel importante a desempenhar, diz Arsénio de Pina. "A nossa sociedade civil ainda é débil, mas as pessoas têm de consciencializar-se sobre os seus direitos como consumidores e exigir que as leis que defendem os seus direitos sejam aprovadas e cumpridas. Não é um combate só da Adeco. É de todos, pois todos somos consumidores"

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Braga Maria Cobom di Nona
2 days 8 hours

Desta forma não vamos ter estabilidade na saúde na região Fogo/Brava.

D. G. WOLF
10 days 11 hours

A auto-ajuda é o refúgio dos falhados.

João Mendes
14 days 6 hours

Estamos a assistir a um hediondo crime apoiado pela América

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos