sexta-feira, 20 setembro 2024

E ECONOMIA

São João: Porto Novo celebra dia do santo padroeiro com missa solene presidida pelo Bispo da Diocese do Mindelo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Porto Novo, Santo Antão, celebra hoje, feriado municipal, o dia do santo padroeiro, São João Baptista, com a solene eucaristia na Ribeira da antiga capela, presidida pelo bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes.

O dia de São João Baptista é festejado um pouco por todo Cabo Verde, mas as celebrações de maior expressão acontecem no município do Porto Novo, onde desde o primeiro dia de Junho tem decorrido uma série de actividades para marcar as festividades.

De entre as actividades de maior relevo, se destacam, conforme o programa, a feira agro-pecuária de Santo Antão, o desfile dos grupos de romaria de São João, a peregrinação e a missa, que reúne hoje, 24, na ribeira da antiga capela, “milhares” de pessoas para a solenidade do nascimento de São João Baptista.

Este ano, as atenções estão voltadas para o arranque das obras da nova igreja, cuja placa vai ser descerrada pelo bispo da Diocese do Mindelo. 

As festas de São João, cuja imagem terá chegado a Cabo Verde em 1616 (século 17), passaram a ser celebradas no concelho do Porto Novo com a criação, em 1898, da paróquia local, com sede em Ribeira das Patas.

Com a criação do município do Porto Novo, em 1962, a então vila do Porto Novo passou a sediar a paróquia de São João Baptista, mas “canonicamente” a transferência nunca foi efectivada, segundo o pároco, o frei José Pires.

José Pires, que explicou que a tradição religiosa das festas de São João no Porto Novo veio de Portugal, exorta os porto-novenses a seguirem os valores deste santo, ou seja, a humildade, a austeridade e a solidariedade.

O pároco propôs também a celebração da morte de João Baptista, a 29 de Agosto.  

As festividades de São João no Porto Novo foram elevadas, em 2013, à condição de património cultural imaterial municipal e em 2017 alcançou o estatuto de património cultural imaterial nacional.

A edilidade porto-novense, segundo o vereador da cultura, Nilson Santos, pretende, em parceria com o Governo, preparar o processo com vista à candidatura destas festas populares a património cultural imaterial da humanidade.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 16 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 11 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 13 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos