sexta-feira, 20 setembro 2024

E ECONOMIA

Ilha do Sal: Presidente da JPAI preocupado com número de reclusos jovens na cadeia central do Sal

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
 

 O presidente da Juventude do PAICV (JPAI), Fidel Cardoso de Pina, mostrou-se hoje preocupado com o número de reclusos da cadeia central do Sal, sendo que os jovens constituem 75% da população carcerária.

 

O líder da juventude tambarina acredita ainda que a “precaridade laboral e habitacional, a falta de políticas alternativas para os jovens tem contribuído também para a fuga de cérebros cabo-verdianos para a emigração assim como tantos outros que enveredam no mundo da criminalidade”, concluiu.

Fidel Cardoso de Pina fez essa observação à imprensa, depois de uma visita realizada a essa instalação prisional, no âmbito da sua visita de quatro dias à ilha do Sal.

“Esta visita à cadeia do Sal é parte da nossa agenda de visita à ilha, já que a nível nacional temos uma situação que é bastante preocupante, com mais de 2.200 reclusos a nível nacional, com uma incidência juvenil à volta dos 75% e aqui na cadeia do Sal não é diferente”, sublinhou.

Preocupa-nos o facto de os jovens serem a grande fatia do bolo dos reclusos aqui desta cadeia, o que significa que algo está a falhar, nomeadamente as políticas públicas para a juventude, como formação, emprego e outros incentivos para os jovens cabo-verdianos”, acrescentou o também deputado nacional.

Por isso, segundo a mesma fonte, o objectivo da visita é no sentido de constatar, “in loco”, as medidas tomadas por esta estrutura prisional visando trabalhar a reinserção social.

O nosso apelo neste sentido é que seja um trabalho preventivo, porque não podemos continuar a desperdiçar a juventude cabo-verdiana no nosso sistema prisional”.

“Portanto essa nossa visita visa colher informações e sugerir algumas medidas de políticas ao Governo, por forma a reduzir a alta taxa de reincidência criminal que afecta de grande modo o país, mas sobretudo reduzir o número de jovens que continuam a ocupar as cadeias em Cabo Verde”, reiterou Fidel de Pina.

O líder da juventude tambarina acredita ainda que a “precaridade laboral e habitacional, a falta de políticas alternativas para os jovens tem contribuído também para a fuga de cérebros cabo-verdianos para a emigração assim como tantos outros que enveredam no mundo da criminalidade”, concluiu.

Neste momento a cadeia central do Sal tem uma população de 269 reclusos, sendo 93% do sexo masculino, numa faixa etária de 35 anos em média.

Da agenda do presidente da JPAI ao Sal, constam encontros de trabalho com jovens, instituições e forças vivas da ilha, sobre a empregabilidade condigna, reintegração social e desemprego jovem.

Destacam-se ainda visitas ao Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), Centro de Emergência Infantil, Sal Academy, Inspecção Geral do Trabalho, além de visitas a Palmeira, Santa Maria e outras comunidades e bairros da ilha.

A Semana com Inforpress

13 de março 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 13 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 8 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 10 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos