sexta-feira, 20 setembro 2024

E ECONOMIA

Presidente da República felicita São Domingos pelos 30 anos de elevação a município

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Presidente da República, José Maria Neves, endereçou hoje felicitações ao concelho de São Domingos pelos 30 anos da sua elevação a município.  

Através de uma nota de imprensa a que a Inforpress teve acesso, o Chefe de Estado endereçou uma mensagem ao presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela, pelas comemorações do Dia do Município assinalado esta quarta-feira, 13.

Na sua mensagem, o Presidente destacou os esforços da edilidade em melhorar as condições de vida dos munícipes, ressaltando as realizações recentes, como a reabilitação de habitações de famílias vulneráveis e a requalificação urbana e ambiental.

Enalteceu os avanços alcançados na educação, formação profissional, saúde, pescas, abastecimento de água e saneamento.

“Reputo de oportuno estimular a edilidade a prosseguir nos esforços com vista a melhorar as condições de vida da população, realçando as realizações mais recentes, é de enaltecer a reabilitação de habitações de famílias vulneráveis e a requalificação urbana e ambiental”, sublinhou o mais alto magistrado da Nação.

José Maria Neves salientou também a necessidade de continuar a melhorar vários indicadores que ainda estão abaixo da média nacional, como a taxa de cobertura da rede de água domiciliária, a pobreza e o emprego.

De igual modo, apelou a um aumento na disponibilidade de água para a agricultura e criação de gado, bem como intervenção “mais profunda” nas estradas nacionais para melhorar as acessibilidades e potenciar o desenvolvimento.

“Há que aumentar a quantidade de água para a agricultura e para os criadores de gado. A malha de estradas nacionais aguarda por uma intervenção mais profunda, a exemplo do que aconteceu com a recente requalificação da via de acesso a Praia Baixo, para melhorar as acessibilidades e potenciar o desenvolvimento”, lê-se no documento.

Frisou Neves que a freguesia de Nossa Senhora da Luz ainda é carente de várias infra-estruturas, nomeadamente na área da educação e a nível secundário, em particular.

Para a aceleração do desenvolvimento local, o Chefe de Estado considerou “imprescindível” uma cooperação produtiva entre os poderes Central e Local, assim como a atracção de investimentos privados.

Defendeu ainda uma nova dinâmica de descentralização, com a transferência de mais poderes e recursos para as ilhas e municípios, visando a construção de factores de competitividade e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Reiterou igualmente a sua disponibilidade para contribuir, exercendo a sua Magistratura de influência, na busca pelas melhores soluções para o desenvolvimento sustentável do Município de São Domingos.

 

A Semana com Inforpress

13 de março 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 13 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 9 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 11 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos