O Banco Central já foi informado do processo de venda das acções da Caixa Geral de Depósitos no cabo-verdiano Banco Comercial do Atlântico, mas que ainda não recebeu nenhum pedido formal neste sentido.
A garantia foi deixada pelo governador do Banco de Cabo Verde João Serra aos jornalistas no final do primeiro encontro de gestão de reservas dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa, que decorreu durante dois dias na cidade da Praia.
Segundo Serra, “fomos informados da intenção de alienação da parte do capital social que é detida pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) junto do Banco Comercial do Atlântico (BCA), mas ainda não recebemos até agora nenhum pedido”, revela a Inforpress.
O governador lembrou ainda que qualquer tipo de transação tem que ter previamente a autorização do Banco de Cabo Verde.
“E o Banco de Cabo Verde só vai autorizar o negócio tendo garantias de que não haverá quaisquer problemas para o sistema financeiro nacional”, garantiu João Serra.
De recordar que o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou em setembro o diploma sobre a venda do BCA, detido em 59% pela CGD, apesar de considerar que pode enfraquecer a presença financeira de Portugal em Cabo Verde, conclui a fonte referida.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments