quinta-feira, 21 novembro 2024

E ECONOMIA

Autoridades selam 336 alambiques no cumprimento da lei que regula a produção do grogue de cana-de-açúcar

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A IGAE revelou hoje que no cumprimento da lei que regula a produção do grogue de cana-de-açúcar foram fiscalizadas 262 fábricas, selados 336 alambiques e quantificados a produção de 1. 720 718 litros de grogue.

De acordo com um comunicado da Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE), enviado hoje à Inforpress, esta autoridade informou que, em colaboração com a Polícia Nacional e as câmaras municipais, realizou de 01 de Junho a 31 de Julho a selagem dos alambiques nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Santiago e Brava, faltando selar somente três unidades na ilha do Maio.

No decorrer desta selagem, revelou, até a data foram fiscalizadas 262 fábricas de produção do grogue, menos 83 face o ano de 2018, selados 336 alambiques, e quantificados a produção de um milhão setecentos e vinte mil setecentos e dezoito litros de grogue.

Desta quantia, avançou, 81 por cento (%) da produção foi declarada na ilha de Santo Antão, 13% na ilha de Santiago, 5% na ilha de São Nicolau e 1% na ilha Brava.

De acordo com a mesma fonte, no âmbito do combate a utilização do açúcar e da recalda para a falsificação do grogue, foram apreendidos e destruídos cerca de quinhentos e trinta e seis mil oitocentos e quarenta e quatro mil litros de solução de açúcar e recalda, o que dava para produzir cerca de 107 mil litros de grogue falsificado.

Em consequências dessas operações foram aplicadas cerca de duas dezenas de processos de contra-ordenação, que resultaram em cerca de 2,5 milhões de escudos em coimas.

A mesma fonte avançou que em resultado destas fiscalizações, na Ilha de Santiago foi registada uma diminuição de 448 pessoas que recorriam ao uso de recalda e açúcar para falsificação do grogue.

Para além da selagem dos alambiques, a IGAE identificou cerca de 2500 pessoas, sendo a maioria das ilhas de São Antão e São Nicolau, que recorrem às fabricas de produção de grogue para solicitarem serviços de produção, por possuírem cana-de-açúcar.

A mesma fonte pede a essas pessoas que desejam ver legalizadas as suas actividades comerciais e industriais para se dirigirem às câmaras municipais e à Direcção Nacional da Indústria para o efeito.

A época de produção do grogue em Cabo Verde vigora de 01 de Janeiro a 31 de Maio e este ano a IGAE, em colaboração com os seus parceiros, iniciou a 01 de Junho a selagem dos alambiques em todas as unidades de produção de grogue do país.

A selagem dos alambiques surge em cumprimento do disposto no Regime Jurídico que regula a produção do grogue, decreto-lei nº 11/2015 de 12 de Fevereiro, refere a Inforpress.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 22 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 21 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos