Está a ser nulo o impacto do Hub aéreo, com base no Sal, propalado pelo governo. É qu a movimentação de aviões nos aeroportos e aeródromos cabo-verdianos diminuiu cerca de 3,0% no 2.º trimestre deste ano, enquanto que o número de passageiros aumentou na mesma proporção, face ao mesmo período do ano transato.
Os resultados do Hub aéreo no Sal está a causar preocupações aos profissionais do setor. Afinal não está ainda a ter impacto no aumento da movimentação de aeronaves no espaço aéreo cabo-verdiano, segundo revelam dados recentes do Instituto nacional de Estatísticas (INE) referentes aos transportes.
Para peritos da aviação civil, tudo aponta que a medida de suspender voos directos entre Praia e Mindelo e Portugal e das ligações domésticas destas duas cidades cabo-verdianas para com as restantes ilhas pode ter contribuído para essa situação.
Conforme o estudo do INE, Cabo Verde registou uma diminuição na movimentação de aviões nos aeroportos e aeródromos nacionais na ordem dos 3% durante o segundo trimestre do ano de 2019.
“No segundo trimestre deste ano, o país registou um total de 7.721 aviões movimentados nos aeroportos e aeródromos, contra os 7.958 contabilizados no período homólogo do ano passado, correspondendo uma ligeira diminuição de 3%”.
Mas o estudo referido revela que o número de passageiros aumentou na mesma proporção (3%), face ao mesmo período do ano passado. “Durante o segundo trimestre deste ano, o número de passageiros teve um aumento de 3,0%, passando dos 592.506 nos segundos três meses do ano passado, para 610.386 no segundo trimestre deste ano”, conforme dados do INE.
No período em análise, a INE aponta que, relativamente às cargas transportadas, houve um aumento de 13,6% nos aeroportos e aeródromos, enquanto os correios tiveram aumentos de 8,4%, relativamente ao mesmo período de 2018.
Menos barcos e passageiros nos portos
Comparado com período homólogo, constatou-se que os número de navios e de passageiros movimentados nos portos nacionais sofrera uma diminuição de 13,3% e de 6,7%, respetivamente. Já as mercadorias movimentadas aumentaram 11,5%. Os dados do INE revela ainda que o número de passageiros transportados pelos autocarros nas Cidades da Praia e do Mindelo sofreu um ligeiro aumento de 1,7%, face ao trimestre homólogo.
Celso Lobo
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments