quinta-feira, 21 novembro 2024

E ECONOMIA

Produtos da Primeira Necessidade: Preços de milho local e feijão pedra com aumentos elevados

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Com a seca que vem assolando Cabo Verde nos últimos dois anos, os preços do milho local registaram uma grande subida (15%) neste primeiro trimestre de 2019, acontecendo também uma variação significativa com a feijão pedra (+9,5%), isto em comparação com o período homólogo anterior. A revelação é da Análise Trimestral dos Preços Nacionais (ATPN), que avança, no entanto, uma tendência de baixa na maioria dos restantes Produtos Alimentares de Primeira Necessidade (PAPN) entre Janeiro e Março deste ano.

Conforme precisa a mesma fonte, os preços dos Produtos Alimentares de Primeira Necessidade representam, entre os meses de janeiro e março de 2019, relativa estabilidade, com a exceção feita no milho local, que subiu (+6,1%) e do feijão Bongolom que sofreu uma baixa de (-4,7%). A nível de agrupamento dos feijões, o preço médio regista uma redução de 1,3% no referido trimestre em apreço.

«Comparado o preço médio do trimestre em análise com o do trimestre anterior, verifica-se a tendência de baixa na maioria dos produtos. Entretanto, é de destacar a grande subida de preços no milho local (+14,6%)», faz questão de realçar o mesmo estudo.

Mais: Face ao trimestre homólogo de 2018, a ATPN indica que os preços dos PAPN registaram variação significativa a saber: -11,1% no açúcar, -10,1% no feijão congo e +9,5% no feijão pedra.

É de salientar que a Análise Trimestral dos Preços Nacionais é uma publicação que fornece informações sucintas sobre o comportamento dos preços nacionais de Produtos Alimentares de Primeira Necessidade (PAPN), com base no Observatório do Mercado do Secretariado Nacional para Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 9 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 8 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 6 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos