quinta-feira, 21 novembro 2024

E ECONOMIA

Santo Antão: Operadores alertam que preços elevados dos transportes aéreos condicionam época alta do turismo já na recta final

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os preços elevados nos transportes aéreos constituem um dos factores que, no entender dos operadores turísticos santantonenses, marcaram a época alta do turismo em Santo Antão, ilha onde o fluxo terá diminuído a partir de Dezembro.

Além disso, os operadores turísticos consideram, à Inforpress, que o mau estado dos percursos turísticos foi outra situação que condicionou a época alta do turismo em Santo Antão. A ilha que, ainda assim, tem sido procurada por mais de 26 mil turistas por ano, para a prática de caminhadas em trilhas em busca da natureza (trekking).

Algumas agências turísticas falam em “preços caríssimos” dos transportes aéreos que, a seu ver, acabaram, este ano, por “desencorajar” a vinda de turistas a Santo Antão. Uma preocupação que foi manifestada, recentemente, ao ministro que tutela a área do turismo, José Gonçalves.

Sandra Pereira, da agência Atlantur, admitiu que, nos últimos meses, notou-se “uma quebra no fluxo turístico” em Santo Antão, situação que estará relacionada com o aumento dos preços dos transportes aéreos, sobretudo a nível doméstico.

O Governo, recorrendo a dados disponibilizados pelo Instituto Nacional das Estatísticas (INE), defende que o turismo em Santo Antão tem estado a crescer, tendo-se registado, no quarto trimestre de 2018, um crescimento de 14 por cento (%), em comparação com o período homólogo de 2017.

Uma outra inquietação dos operadores turísticos em Santo Antão tem a ver com o estado do saneamento na ilha, sobretudo com a situação da lixeira inter-municipal da Ribeira Brava, na fronteira entre Porto Novo e Paul.

Porém, “coisas positivas” marcaram, também, a temporada alta do turismo nesta ilha, que decorre entre os meses de Outubro e Maio, segundo os agentes turísticos. Estes destacam a construção de uma rede de miradouros turísticos nos planaltos Norte e Leste, além da abertura, em Março, do posto do turismo no Porto Novo, que tem vindo a ser muito visitado.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 9 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 8 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 6 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos