José Filomeno Monteiro, embaixador de Cabo Verde em Bruxelas e junto da União Europeia, vai ser o novo ministro dos Negócios Estrangeiros, substituindo Rui Figueiredo Soares, disse hoje à Lusa fonte ligada ao Governo cabo-verdiano.
A mudança no elenco liderado pelo primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva e suportado pela maioria parlamentar do Movimento pela Democracia (MpD), deve acontecer na próxima semana, mas ainda não há data marcada para a posse.
Aguarda-se que a nomeação seja publicada em Boletim Oficial para a posse ser depois conferida pelo Presidente da República.
José Filomeno assumiu, há oito anos, o lugar de embaixador de Cabo Verde na Bélgica, assumindo as mesmas funções junto da União Europeia (UE), naquele que é considerado pelo Governo cabo-verdiano como um dos postos de representação diplomática mais importantes e prioritários para o país.
O diplomata foi deputado no parlamento cabo-verdiano eleito por Santiago Sul.
A mudança no topo da diplomacia acontece dois meses depois da última mexida no Governo.
Em agosto, Jorge Santos recebeu a pasta de ministro do Mar (acumulando com a de ministro das Comunidades) e Augusto Veiga ocupou o lugar de ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, tutelas que estavam entregues a Abraão Vicente, que, entretanto, se candidatou ao município da Praia nas autárquicas de dezembro.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments