sábado, 05 julho 2025

A ATUALIDADE

Turista francesa sofre amputação de braço devido a acidente em Cabo Verde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 Uma turista francesa sofreu a amputação de um braço, em Cabo Verde, depois de uma rocha ter caído sobre um transporte coletivo, na segunda-feira, numa das principais estradas na ilha de Santo Antão, disseram as autoridades à Lusa.

O acidente é o mesmo que provocou a morte a um adolescente cabo-verdiano de 15 anos e feriu outros passageiros, dois dos quais em estado grave (a turista francesa e um jovem cabo-verdiano que se encontra com prognóstico reservado), depois de a rocha ter amachucado parte do veículo, numa estrada que contorna encostas íngremes, entre Porto Novo e Janela.

Devido à gravidade dos ferimentos, a visitante foi transportada para a principal unidade de saúde mais próxima, na vizinha ilha de São Vicente, onde foi submetida a uma cirurgia e "está estável", disse à Lusa Nair Lucas, diretora clínica do Hospital Baptista de Sousa (HBS), no Mindelo, onde a turista francesa continua internada.

A cidadã de 62 anos sofreu a amputação do membro superior esquerdo, enquanto o marido sofreu ferimentos ligeiros.

O outro ferido grave, um jovem cabo-verdiano, de 32 anos, também foi transferido para São Vicente e passou igualmente por uma intervenção cirúrgica, mantendo-se sob prognóstico reservado.

A Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santo Antão decretou, na segunda-feira, luto oficial de dois dias no concelho, lamentando o acidente e referindo que está em contacto com as autoridades de saúde para acompanhar o estado das vítimas.

Santo Antão recebeu, em 2023, a Conferência Internacional de Turismo Rural e de Natureza, refletindo a aposta do Governo do arquipélago naquela ilha e noutras com programas ligados à natureza, diferentes da oferta de "sol e praia".

O turismo e atividades associadas, como os transportes, são o motor da economia do arquipélago.

O setor está em crescimento em Cabo Verde e o Governo antecipou para 2024 a meta de 1,2 milhões de turistas, antes estabelecida para 2026, aguardando-se por números oficiais.

A Semana com Lusa

Lucas Rincon
Autoridades
Há muito tempo que os técnicos recomendaram "vestir" esses troços perigosos com redes metálicas.
0

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
2 days 2 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
2 days 8 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
2 days 20 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos