sexta-feira, 07 fevereiro 2025

EUA/Ambiente de eleições aquece:"Conheço o tipo de Donald Trump". Kamala Harris fala em abusadores, burlões e batoteiros para lançar a candidatura

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Biden e a sua vice-presidente falaram em direto ao telefone. "Estou a ver-te, miúda, adoro-te", disse o chefe de Estado.

 

Lembrando a carreira como procuradora do estado da Califórnia, Kamala Harris deixou uma bicada forte a Donald Trump. “Enfrentei criminosos de todo o tipo. Predadores que abusaram de mulheres. Burlões que enganaram consumidores. Batoteiros que quebraram as regras para benefício próprio. Então acreditem em mim quando digo ‘conheço o tipo de Donald Trump'", afirmou, prometendo colocar o seu histórico de carreira a favor da candidatura e contra o republicano.

 

 

Mais do que “nós contra Donald Trump”. O candidato republicano foi várias vezes referido, mas a mais do que provável candidata do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos garante que a sua candidatura, até agora a única após a desistência de Joe Biden, é muito mais do que isso.

Lembrando a carreira como procuradora do estado da Califórnia, Kamala Harris deixou uma bicada forte a Donald Trump. “Enfrentei criminosos de todo o tipo. Predadores que abusaram de mulheres. Burlões que enganaram consumidores. Batoteiros que quebraram as regras para benefício próprio. Então acreditem em mim quando digo ‘conheço o tipo de Donald Trump'", afirmou, prometendo colocar o seu histórico de carreira a favor da candidatura e contra o republicano.

São duas visões diferentes para o “futuro do país”. Uma delas, a de Trump, diz Harris, um regresso a um passado em que muitos americanos ainda não tinham “direitos e liberdades totais”.

Focando-se nas questões centrais da campanha, e nos temas que mais vão dividir as duas candidaturas, Harris avisou que as políticas de Trump ameaçam a Segurança Social e a saúde dos norte-americanos, que passaria a ser um "privilégio dos ricos" em vez de ser direcionada como um "direito para todos os americanos".

"[Os Estados Unidos] já tentaram esta política económica. Não leva a prosperidade. Leva a desigualdade e injustiça económica. E não vamos voltar atrás. Não vamos voltar atrás", reiterou.

Um pensamento que também vale para outro tema altamente fraturante, o aborto. "O governo não deve dizer a uma mulher o que fazer com o seu corpo", sublinhou Harris, prometendo uma lei federal que vai consagrar na Constituição os direitos reprodutivos.

 

Kamala Harris fala na Casa Branca após Joe Biden desistir da corrida presidencial (Susan Walsh/AP)
 

Uma conversa com Biden

Tudo isto no primeiro discurso à sua equipa de campanha presidencial, a quem agradeceu perante uma multidão em Wilmington, Delaware, reunindo a sua nova equipa para os 106 dias que se avizinham.

“O Doug [marido] e eu queríamos passar por cá hoje para agradecer a todos e dizer aquilo que sabemos ser verdade: vocês têm trabalhado muito. As pessoas deste gabinete têm trabalhado muito e têm dado muito de si - longos dias e noites. E estão a dar-se ao nosso país porque amam o nosso país, amam o Joe [Biden] e amam-me a mim, e nós sabemos isso”, disse a centenas de funcionários na sede da campanha e a muitos dos que estavam presentes virtualmente.

Harris reconheceu que “tem sido uma montanha-russa e que estamos todos cheios de muitas emoções contraditórias”.

“Eu amo Joe Biden - sei que todos nós amamos”, disse, acrescentando que a equipa de campanha será a razão da nossa vitória, minutos depois de ter confirmado que essa mesma equipa vai manter-se.

Harris anunciou que a directora de campanha, Julie Chavez Rodriguez, continuará a desempenhar as suas funções e que pediu à copresidente da campanha, Jen O'Malley Dillon, para “dirigir a minha campanha e ela aceitou”.

“Faltam 106 dias para o dia das eleições e, nesse período, temos muito trabalho pela frente”, disse à sua equipa.

A candidata também elogiou o legado e os feitos do presidente Joe Biden, que estava a ouvir a partir da sua casa em Rehoboth Beach, Delaware, onde ainda está isolado a contas com uma infeção por covid-19.

“Joe, sei que ainda estás ao telefone e temos falado todos os dias. ... Adoramos o Joe e a Jill. Adoramos mesmo. Eles são verdadeiramente como uma família para nós”, sublinhou, ao que Biden respondeu do seu altifalante que se trata de um sentimento "mútuo”.

A Semana com CNN Portugal

 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Elisa Bettencourt
6 days 19 hours

uma jovem que não tinha necessidade de frete politico, mas pronto é essa a geração que só sabe andar de boleia de camelo

Lucas Rincon
8 days 15 hours

Há muito tempo que os técnicos recomendaram "vestir" esses troços perigosos com redes metálicas.

Dje d Soncent
20 days 11 hours

Mulheres no poder

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos