Porto Novo vai ter, no âmbito das comemorações do Dia do Município, a 02 de Setembro, uma estátua da Mãe Maia (Mê Maia), figura lendária ligada ao santo padroeiro, São João Baptista, que já está a ser edificada.
O vereador da cultura da Câmara Municipal do Porto Novo, Nilson Santos, confirmou que a estátua já está a ser construída no âmbito de uma parceria entre a edilidade porto-novense e a paróquia de São João Baptista, que será inaugurada em Setembro, por ocasião do Dia do Município.
Mãe Maia (Mê Maia) é uma figura lendária do século 19, que terá vivido numa gruta que ainda hoje existe na ribeira da antiga capela e que foi, segundo reza a lenda, a “guardiã” da imagem do São João Baptista.
Nessa ribeira, onde se celebra a missa solene em honra ao São João, foi construída, em 1905, a primeira capela do concelho do Porto Novo para abrigar a imagem do santo padroeiro, que antes “vivia” numa gruta à guarda de Mê Maia.
Em 2010, foi erguida na cidade do Porto Novo, por iniciativa de duas emigrantes porto-novenses, radicadas nos Países Baixos, uma estátua de uma mulher em homenagem à mulher cabo-verdiana, apelidada por muitos de Mê Maia.
Para a autarquia porto-novense, está a ser agora edificada uma verdadeira estátua de Mê Maia, para perpetuar essa figura lendária associada ao santo padroeiro.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments